Projeto: Comitê 5S | Comitê Programa 5S

Projeto: Comitê 5S

Home >> O Projeto “Comitê 5S”

O presente projeto de ensino, busca analisar, desenvolver e implantar o Programa da Qualidade 5 Ss em setores e laboratórios da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. Este possui registro no Sistema de Informação de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPPEE) com número 02.008.16.
O programa 5 Ss consiste em metodologia que visa atingir o nível desejado de qualidade, por meio de um aprendizado contínuo e da geração de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos processos empresariais. Estes processos atingidos pelo 5 Ss são voltados para diversas iniciativas de melhoria, como por exemplo, produtividade, segurança, entre outros.
Busca-se analisar como a implantação do Programa 5S poderá contribuir para setores de uma organização pública situada na região da campanha, aumentando sua qualidade, produtividade e eficiência, para isso, será realizado um levantamento bibliográfico sobre o Programa 5 Ss e suas aplicações, verificação da qual a situação em que o setor ou laboratório encontra-se em relação à metodologia a ser implantada, realização de palestras e cursos para esclarecimento da metodologia aos técnicos administrativos e demais interessados e, por fim, implantação da metodologia nos ambientes previamente selecionados.
A metodologia utilizada será uma pesquisa de campo, inicialmente a fim de analisar as ferramentas administrativas já utilizadas pela organização, conta-se com o auxilio dos funcionários, para essa análise. Após serão sugeridas e implantadas praticas gerenciais utilizadas pelo Programa 5S, para o aumento da qualidade no ambiente em questão.
Espera-se que o projeto contribua para a melhoria dos processos produtivos e diminua as perdas do sistema, aumentando assim a eficiência da instituição.

Fernanda G. de B. Garbin
Mauricio N. M. de Carvalho
Coordenadores do Projeto