Comitê Programa 5S | Só mais um site Sites da Unipampa

Certificação dos Setores participantes do Programa 5S

No último dia 12 de Dezembro/2017 foram certificados os setores: Laboratório de Física e; Biblioteca do Campus Bagé, ambos tiveram sua primeira participação no ciclo de capacitação e avaliação do Comitê do Programa 5S.
Na oportunidade, os setores: Laboratório de Microbiologia e Toxicologia de Alimentos e; Secretaria Acadêmica do Campus Bagé foram re-certificados no Programa 5S, confirmando a continuidade na aplicação dos Cinco Sensos e busca constante pela qualidade do ambiente.
O Comitê do Programa 5S parabeniza a todos os envolvidos pela participação e desenvolvimento das atividades propostas.

Comitê do Programa 5S inicia novo ciclo de capacitação

No último dia 10 de outubro de 2017, o Comitê do Programa 5S deu inicio a capacitação de servidores técnicos-administrativos da UNIPAMPA (Campus Bagé) nas metodologias e ferramentas do Programa 5S.
Neste ciclo, fazem parte da implantação destes procedimentos os setores da: Biblioteca da IES e Laboratório de Física (sala 1301).
Seguem sendo auditados pelo programa a Secretaria Acadêmica da IES e o Laboratório de Microbiologia e Toxicologia de Alimentos (sala 1304).
O Comitê de Programa 5S saúda a presença de todos e deseja que tenhamos sucesso nesta jornada.

Comitê 5S se fez presente no ENEGEP 2017

A XXXVII edição do ENEGEP, realizado nos dias 10 a 13 de outubro de 2017, na cidade de Joinville (SC), contou com a representação da equipe do Comitê do Programa 5S, da UNIPAMPA (Campus Bagé).
Participaram do evento os tutores José Felipe Garcias da Fontoura, Leilane Castro Guedes, Paolla Polla Pontes do Espírito Santo, Sidônia Bresolin.
Na ocasião, foi apresentado o trabalho intitulado: Implantação do Programa 5S em ambientes de uma Instituição de Ensino Federal: aplicação em setores administrativos e laboratoriais.
A pesquisa é resultado de mais de um ano de desenvolvimento e emprego de técnicas e ferramentas para a aplicação da metodologia do Programa 5S nos setores de nossa Universidade.
Parabéns a todos os envolvidos.

Encerramento DESAFIO 3R’s

Ocorreu neste dia 08/06, com início às 15h30, o encerramento do DESAFIO 3R’s com a apresentação dos pitches das sete equipes participantes.  Além da presença destes, estavam também João Rockett (coordenador do IPEP, Bagé), Paloma Rosa (UNIPAMPA Bagé),Fernanda Boer (UNIPAMPA Bagé) e Tatiana Noal (UNIPAMPA Bagé) formando a banca avaliadora do evento.

Abertura do DESAFIO 3R’s

A ordem de apresentação dos pitches foi:

  1. REagir
  2. Operação Unipampa Mais Limpa
  3. 2X4Y
  4. PET Engenharias- Orgânico
  5. Construção do amanhã
  6. Rei9-pampa
  7. Energia de Produção

As equipes foram avaliadas em critérios tais como: inovação, aplicabilidade e impacto do projeto, métodos de resolução de problemas e apresentação do pitch; os quais cada avaliador podia atribuir uma nota de 0 a 10.  Após integrantes do Comitê somarem as notas parciais de cada avaliador, obteve-se a classificação das equipes, destacando-as três com maior pontuação:

  1. 2X4Y (231 pontos)
  2. Construção do Amanhã (222 pontos)
  3. REagir (211 pontos)

À primeira colocada, um dos docentes responsáveis do projeto Comitê Programa 5S, entregou certificado de equipe vencedora.

 

2X4Y- 1º colocada

 

Entrega de certificado a integrantes da equipe vencedora

 

Construção do Amanhã- 2º colocada

 

REagir- 3º colocada

 

O evento contou também confraternização dos participantes num “fruit break” realizado pela organização, com frutas doadas por comerciante que as jogariam fora.

Agradecemos aos apoiadores do evento: ANVERSA transportes coletivos, UNIPAMPA, ECOPO, The Mug Beer and Food, Fruteira do Marcelo, Tarragona Café, Frangos Independência, Rede Super-São Judas e Nutrifibras, que foram de extrema importância para que o mesmo proporcionasse a estrutura oferecida aos participantes do DESAFIO 3R’s.

A organização agradece envolvimento de todos e presença daqueles que prestigiaram o evento pessoalmente e também por meio das redes sociais. Estamos muito contentes com o resultado alcançado neste primeira edição do DESAFIO 3R’s.

Veja mais fotos na nossa galeria, disponível em:

https://drive.google.com/drive/folders/0ByYAH3tUM93OSVJEQkFnakRCU1k

Final do DESAFIO 3 R´s

Acontecerá nesta quinta-feira (08/06), no Hall abaixo da Biblioteca da Universidade, a apresentação dos piches das Equipes participantes do DESAFIO 3 R´s.
Nele cada equipe apresentará uma proposta, em até 10 minutos, que procura responder a seguinte questão:

“COMO TORNAR A UNIPAMPA UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL?”

Durante o evento será realizado um Fruit Break e distribuição de copos descartáveis biodegradáveis ECOPO.

Verifique o cronograma de apresentações e venha prestigiar o evento.

Ordem Equipe Horário
1 Reagir 15h40 – 15h55
2 Operação Unipampa mais Limpa 16h00 – 16h15
3 2X4Y 16h20 – 16h35
4 PET Engenharias – Orgânico 16h40 – 16h55
5 Construção do Amanhã 17h00 – 17h15
6 ReinovePampa 17h20 – 17h35
7 rEEnovar 17h40 – 17h55
8 Energia de Produção 18h00 – 18h15

1º REUNIÃO COM EQUIPES DO DESAFIO 3R’s

Foi realizado na sala 1306, no dia 29/05, o primeiro encontro com representantes das equipes participantes do DESAFIO 3R’s criado pelo Comitê Programa 5S. No congresso técnico tratou-se de debate das regras da atividade, bem como apresentação dos grupos, apresentação da data de realização do evento, banca avaliadora e critérios utilizados para pontuação a ser atribuída pelos examinadores convidados. Ao total são 53 participantes de todas as engenharias do campus Bagé, divididos em 8 grupos.

O DESAFIO 3R’s é uma atividade educacional, sem fins lucrativos, com intuito de despertar o interesse por práticas ambientalmente sustentáveis atreladas aos conceitos de REutilização, REciclagem e REdução.  Nesse contexto, busca-se responder a seguinte questão: “COMO TORNAR A UNIPAMPA UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL?”. Tem-se a proposição de soluções inovadoras que visem dirimir deficiências encontradas na Universidade Federal do Pampa, mais especificamente no Campus Bagé, no que diz respeito à reciclagem, redução e/ou reutilização de recursos presentes na mesma. Você encontra mais informações no link:

https://sites.unipampa.edu.br/programa5s/desafio-3rs/

A final, com apresentação das soluções de cada equipe, será realizada no dia 08 de junho, quinta feira, a partir das 15h30, no hall de acesso ao bloco 4 (acesso à biblioteca). 

O Comitê convida à todos para prestigiarem o trabalho desenvolvido por cada equipe. Esperamos vocês!

Processo de Seleção de Bolsista PDA

O Comitê do Programa 5S tem o prazer de comunicar aberta a seleção de Bolsista Remunerado e/ou Voluntário, para atuar junto com demais membros do grupo nas atividades de promoção e implantação dos conceitos desta metodologia no Campus Bagé.

Quando? Quarta-feira, dia 03 de Maio/17.

Que horas? 16 horas

Onde? Laboratório/Sala 1306

Qual requisito? Traga consigo seu Histórico Escolar.

Para maiores informações a respeito do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA), clique aqui.

Participe.

Encerramento do Curso de Implantação do Programa 5S

No último dia 05 de Dezembro/16 foi encerrado o curso de Implantação do Programa 5S. Na oportunidade todos os integrantes receberam certificados de participação e, os ambientes organizacionais da UNIPAMPA, Campus Bagé, onde o programa foi implantado, receberam um quadro de certificação de auditoria, demonstrando o êxito em sua implantação.
O Comitê do Programa 5S felicita a todos os funcionários da Secretaria Acadêmica e Laboratório de Microbiologia e Toxicologia de Alimentos pela iniciativa.

img-20161205-wa0004

Aula Inaugural do Programa 5S

No último dia 24 de Outubro/16 foi realizado a aula inaugural do curso de capacitação do Programa 5S com os servidores da UNIPAMPA, Campus Bagé.
Participaram do treinamento os colaboradores da Secretaria Acadêmica e Laboratório de Microbiologia e Toxicologia de Alimentos.

Jpeg
Aula Inaugural Programa 5S