A emissão de certificados é uma das tarefas básicas de qualquer evento. Ela geralmente envolve pessoas, tempo e recursos materiais (papel, impressora, insumos), ou seja, é um ônus dos eventos. Além de ser um ônus do evento, a atividade também agride o meio ambiente, uma vez que papel é produto derivado da celulose e os insumos de impressão, na grande maioria, são tóxicos.
Na era digital em que vivemos, há alternativas tecnicamente viáveis aos tradicionais certificados de participação em eventos, emitidos em papel na grande maioria dos casos. A primeira e mais natural alternativa é pensar em uma solução absolutamente digital, onde inexiste a necessidade de os organizadores dos eventos gerarem e imprimirem certificados tradicionais. É neste sentido que nasceu a proposta do trabalho aqui apresentado.
O Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos (SGCE), desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem por principal foco abordar a questão de geração e controle de certificados eletrônicos digitais. O principal objetivo é dar agilidade, flexibilidade e reduzir os custos inerentes a gestão de certificados de eventos diversos, indo desde encontros mais informais até eventos científicos tradicionais e já consolidados.