Acessibilidade

Rede Brasileira de Bibliotecas Inclusivas – Parceria e Recursos no SISBI

A Rede Brasileira de Bibliotecas Inclusivas é formada por bibliotecas de diversas tipologias comprometidas em ampliar a inclusão das pessoas com deficiência por meio de produtos, serviços e práticas acessíveis. Seu principal propósito é promover o compartilhamento de recursos, conhecimentos e experiências que fortaleçam a acessibilidade em bibliotecas de todo o país.

A acessibilidade é um princípio essencial nas bibliotecas e está diretamente alinhada à Agenda 2030 da ONU, especialmente ao ODS 10, que trata da redução das desigualdades. Nesse contexto, a FEBAB atua há mais de três décadas na defesa da inclusão da pessoa com deficiência, reconhecendo que as bibliotecas são um direito de todos. A instituição apoia bibliotecas oferecendo capacitações, cursos, oficinas, materiais de apoio, eventos e suporte técnico especializado.

Integrar a acessibilidade às práticas, produtos e serviços é fundamental para a missão das bibliotecas universitárias: garantir o acesso democrático ao conhecimento. Além disso, o compartilhamento de experiências fortalece o trabalho em rede, fomenta novas aprendizagens e impulsiona o desenvolvimento de práticas inclusivas.

As iniciativas da FEBAB, durante esses anos de atuação culminou, em 2022, na criação da Rede de Bibliotecas Acessíveis, que em 2024 passou a se chamar Rede de Bibliotecas Inclusivas, refletindo com maior precisão sua missão e abrangência.

Esse portal reúne as bibliotecas que integram a Rede e disponibiliza informações, conteúdos formativos e oportunidades de aprendizagem para incentivar a defesa e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

O SISBI integra-se a essa iniciativa disponibilizando materiais acessíveis, coleções inclusivas, serviços especializados e conteúdos orientados pela Rede. A inclusão plena é uma meta para todas as bibliotecas — e a Rede Brasileira de Bibliotecas Inclusivas está aqui para apoiar essa construção coletiva.

Acessem aqui e aproveitem!

Créditos

O projeto foi realizado com os parceiros e apoiadores abaixo: