Serviços Oferecidos

Consulta local das obras na biblioteca

É oferecido a toda a comunidade a consulta ao acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio. Os usuários podem consultar localmente as obras sem terem vinculo com a instituição só não podendo retirar o material.

Empréstimo eletrônico domiciliar

O empréstimo domiciliar é um serviço oferecido  para alunos, professores e funcionários, e permite a retirada de material bibliográfico por período determinado. O empréstimo é realizado através do Sistema Pergamum.

Empréstimo entre biblioteca

Este serviço permite o empréstimo de materiais entre as bibliotecas da Unipampa . Contudo, para a realização dos pedidos é necessário que o item solicitado  não exista ou não esteja disponível no acervo da biblioteca solicitante. Como fazer:  Solicitar através do link, clicando aqui.

Portal de Periódicos Capes

Para ter acesso ao Portal, seja na universidade ou em qualquer outro local basta seguir os passos:

  1. Clique no canto superior direito da tela em “MEU ESPAÇO”.
  2. Após clicar em meu espaço clicar em “Acesso Remoto via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada)”.
  3. Selecione UNIPAMPA – Fundação Universidade Federal do Pampa e clique em ENVIAR.
  4. Insira seu nome de usuário e senha institucionais.
  5. Pronto, você estará autenticado e apto a realizar buscas nos periódicos. Você pode constatar isto através da mensagem “Acesso por: Universidade Federal do Pampa”

Para acessar o material de apoio visite o seguinte link: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/periodicos-capes/

Consulta, renovação e reservas ao acervo via WEB

     Os alunos podem consultar os materiais disponíveis na biblioteca, fazer reserva e renovação através do link: https://pergamum.unipampa.edu.br

Acesso a e-books

     A coleção 2008 de livros eletrônicos da editora Springer, com aproximadamente 3.500 livros está disponível em texto completo de capa a capa, abrangendo diversas áreas no Portal da Biblioteca. Além de permitir acesso aos conteúdos, também dá direito à impressão ou “downloads” porque os direitos autorais estão inclusos no contrato. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições, ou por elas autorizado através de uso do proxy institucional. A lista de livros disponíveis pode ser encontra no link https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/e-books-springer/

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

   A orientação acerca de normalização de trabalhos acadêmicos pode ser realizada através do Manual de Normalização de trabalhos acadêmicos no seguinte link: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/files/2022/04/manual-de-normalizacao-de-trabalhos-academicos-2021-1.pdf

Ficha Catalográfica

     A catalogação na fonte gera uma ficha catalográfica, a qual é impressa no verso da página de rosto de um livro, tese ou dissertação. A ficha deve ser feita quando a obra está em fase de impressão e ela é obrigatória para efeito de depósito legal e recomendada pela ABNT.

Através do Link: https://www11.unipampa.edu.br/guri/bib/ficha/

Repositório Institucional

   Serão disponibilizados no repositório institucional Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado – produções essas que já são entregues com termo que autoriza sua publicação no repositório institucional. Também são disponibilizados artigos produzidos por docentes, técnicos administrativos e discentes, respeitadas as normas de direito autoral das revistas nas quais os artigos foram originalmente publicados e conforme regramento da Resolução nº 106, de 27 de agosto de 2015, que trata da Política Informacional da Universidade. Há ainda áreas para publicação destinadas às Pró-Reitorias, nas quais estão disponibilizados os projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de Graduação e os regimentos dos cursos de Pós-Graduação.Dúvidas sobre o que pode ser submetido ao repositório podem ser enviadas para o  e-mail sisbi@unipampa.edu.br ou para o e-mail da Biblioteca de cada campus.

Acesse o site  http://dspace.unipampa.edu.br/ para consultar o conteúdo produzido pela universidade.

Fluxograma das atividades nas Bibliotecas
Autor : Cátia Rosana Lemos de Araújo