E-mail do Sistema de Bibliotecas: sisbi@unipampa.edu.br
Chefe do Sistema de Bibliotecas:
Vanessa Abreu Dias
E-mail: vanessadias@unipampa.edu.br
Ramal VoIP: 3873
Equipe de Bibliotecárias do SisBi
Alexandra Santana Porto – Bibliotecária
E-mail: alexandraporto@unipampa.edu.br
Dayse Beatriz Juliano Pestana – Bibliotecária
E-mail: daysepestana@unipampa.edu.br
Elisângela Mota Pires – Bibliotecária
E-mail: elisangelapires@unipampa.edu.br
Maria Fermina Santana Fortes
E-mail: mariafortes@unipampa.edu.br
Vera Lucia Scotto Leite – Bibliotecária
E-mail: veraleite@unipampa.edu.br
Endereço: Rua Professora Melanie Granier, n.º 51 – 3º andar, Bagé – RS – 96400-500.
Setores Técnicos do SisBi
I – Setor de Difusão da Informação:
a) Seção de Acessibilidade Informacional:
I – promover ações que visem ao desenvolvimento e à disponibilização de materiais em formato acessível;
II – desenvolver atividades em parceria com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da UNIPAMPA, com a finalidade de suprir as demandas dos alunos;
III – orientar os usuários com deficiência no uso adequado de fontes e recursos de informação;
IV – propor a aquisição e distribuição de equipamentos de tecnologia assistiva para as bibliotecas;
V – manter contato com instituições voltadas ao apoio a pessoas com deficiência;
VI – enviar relatórios semestrais para a Divisão do Sistema de Bibliotecas com as atividades realizadas pela Seção no período abordado.
b) Seção de Competências em Informação e Atendimento ao Usuário;
I – coordenar os serviços de suporte à pesquisa;
II – propor rotinas para o atendimento ao usuário das bibliotecas, atendendo às necessidades deles e também à legislação e desburocratização dos processos;
III – supervisionar a aplicação das rotinas;
IV – assessorar as solicitações de International Standart Book Number (ISBN), International Standard Serial Number (ISSN) e Digital Object Identifier (DOI) para publicações da UNIPAMPA;
V – elaborar manuais de auxílio à pesquisa;
VI – elaborar e manter atualizado o Guia de Usuários da Biblioteca;
VII – promover ações de marketing para a divulgação das coleções bibliográficas e dos serviços oferecidos pelas bibliotecas;
VIII – desenvolver materiais para normalizar a apresentação dos trabalhos acadêmicos;
IX – programar e organizar atividades culturais;
X – planejar e promover programas de capacitação de usuários nas modalidades presencial e a distância;
XI – propor políticas e campanhas de preservação de acervos e recursos informacionais;
XII – enviar relatórios semestrais para a Divisão do Sistema de Bibliotecas com as atividades realizadas pela Seção no período abordado.
II – Setor de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação:
a) Seção de Aquisição e Seleção:
I – enviar a lista de compras geradas a partir do sistema Pergamum aos fornecedores;
II – receber e conferir e encaminhar às bibliotecas o material a ser incorporado ao acervo;
III – elaborar e atualizar a Política de Desenvolvimento de Coleções;
IV – planejar, coordenar e executar as atividades de seleção, aquisição e desenvolvimento de coleções; V – promover o desbaste, o remanejamento de coleções e a baixa nas obras sem condições de uso;
VI – elaborar planos para conservação, reparação, restauração e encadernação do material documental;
VII – enviar relatórios semestrais para a chefia da Divisão do Sistema de Bibliotecas com as atividades realizadas pela Seção no período abordado.
b) Seção de Processos Técnicos:
I – coordenar o processamento técnico do acervo;
II – elaborar políticas de padronização da entrada de dados do sistema de gerenciamento do acervo;
III – zelar pela uniformidade das informações constantes no sistema de gerenciamento do acervo utilizado pelas bibliotecas;
IV – enviar relatórios semestrais para a chefia da Divisão do Sistema de Bibliotecas com as atividades realizadas pela Seção no período abordado.
III – Setor de Tecnologia, Conteúdos Digitais e Inovação:
a) Seção de Repositório Institucional e Sistema Pergamum;
I – disseminar a produção científica da Instituição;
II – promover a acessibilidade, o uso, a visibilidade e o impacto da produção científica institucional;
III – contribuir para a preservação dos conteúdos digitais científicos ou acadêmicos produzidos pela Instituição ou por seus membros;
IV – promover treinamentos para os usuários;
V – supervisionar os dados inseridos no Repositório Institucional;
VI – dar suporte em questões relacionadas ao Repositório Institucional;
VII – realizar, periodicamente, estatística de pesquisas realizadas no Repositório Institucional;
VIII – acompanhar e assessorar os chamados da área do cliente do sistema Pergamum;
IX – realizar a manutenção, atualização e configuração do Pergamum;
X – propor treinamentos e cursos de atualização nos sistemas;
XI – manter a rede de comunicação entre as bibliotecas, setor de Tecnologia da Informação e Sistema Pergamum;
XII – enviar relatórios semestrais para a chefia da Divisão do Sistema de Bibliotecas com as atividades realizadas pela Seção no período abordado.
b) Seção de Portais Informacionais e Suporte às Tecnologias.
I – coordenar as atividades do Portal de Periódicos da UNIPAMPA (Publica-se);
II – gerenciar e manter atualizadas as informações sobre o portal de periódicos da Capes;
III – manter atualizada a listagem de bases de dados e e-books de livre acesso;
IV – gerenciar a página web do sistema ou divisão de bibliotecas;
V – gerenciar as redes sociais do sistema ou divisão de bibliotecas;
VI – desenvolver, coordenar e aplicar instrumentos de avaliação de produtos informacionais digitais (bases de dados);
VII – propor a aquisição/contratação de produtos informacionais digitais;
VIII – propor a aquisição de equipamentos tecnológicos para as bibliotecas;
IX – enviar relatórios semestrais para a chefia da Divisão do Sistema de Bibliotecas com as atividades realizadas pela Seção no período abordado.