Residência Pedagógica Unipampa

Encontro de Encerramento das Atividades do Programa Residência Pedagógica (2022-2024)

No dia 26 de abril de 2024, ocorreu o encontro de socialização final das atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) na UNIPAMPA, que teve seu início em outubro de 2022, cuja finalidade foi fomentar a interação entre universidade e escola com a imersão dos/as estudantes de licenciatura nas escolas públicas dos municípios. Estiveram envolvidos no PRP 17 cursos de licenciaturas, que constituíram 14 núcleos, 210 residentes (estudantes da graduação); 35 preceptores/as (professores/as da educação básica) e 15 docentes orientadores/as (professores/as do ensino superior).

Os núcleos realizaram a exposição dos relatos e o reconhecimento do potencial desta política pública na formação inicial de professores, enfatizada pelos participantes.

Os/As preceptores/as, professores/as da educação básica, apontaram a relevância das interações entre universidade e escola, assim como da sua contribuição na formação inicial de professores/as, por meio da orientação e acompanhamento dos/as estudantes das licenciaturas. 

Os/As residentes evidenciaram que o PRP oportuniza imersão, vivências e responsabilidades maiores do que experimentadas nos demais programas e nos estágios. 

 Os/As docentes orientadores/as apontaram a importância do Programa na articulação entre teoria e prática, além de possibilitar experiências didático-pedagógicas que permitem ampliar a produção de conhecimento situado, isto é, sobre os casos e situações de ensino-aprendizagem vivenciados pelos/as estudantes. 

A coordenação institucional agradeceu a todos os/as participantes, residentes, preceptores/as, docentes orientadores/as, à gestão superior da Unipampa, representada pela Pró-Reitoria de Graduação, assim como às Secretarias Municipais e Coordenadorias Regionais de Educação, pois essas parcerias que possibilitaram implementar o projeto institucional do Residência Pedagógica na Unipampa. Diante da escuta e dos relatos apresentados, seja por parte da comunidade acadêmica, escolar ou comunidade externa, durante o desenvolvimento do Programa mostrou a inegável potência dessa política. Lamentamos que não haja uma continuidade deste Programa no formato em que foi constituído. No entanto, há esperanças na valorização das licenciaturas e dos profissionais da educação.

Socialização das ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica ocorreu em Bagé e Jaguarão

No dia 06 de outubro ocorreu o segundo encontro dos programas institucionais PIBID e Residência Pedagógica. Em Bagé reuniram-se os integrantes das licenciaturas que compõem os subprojetos de Bagé, Dom Pedrito, Caçapava e São Gabriel, e  Jaguarão realizou participação online.

O tema central dos encontros foi as políticas públicas para formação inicial de professores: Reflexões a partir do PIBID e do Residência. 

A professora Claudete Martins realizou palestra sobre temática, com a mediação do professor Ailton Jesus Dinardi, coordenador institucional do PIBID. Posteriormente, ocorreram as nove oficinas pela parte da manhã. Durante a tarde ocorreu encontro entres os pares: residentes, pibidianos, docentes da educação básica e docentes do ensino superior e por fim, para finalizar o encontro ocorreu o Painel sobre as contribuições do PIBID e da Residência Pedagógica para a aprendizagem da docência, mediado pela professora Claudete Robalos, coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica.

Bagé

Jaguarão

 

 

Encontro dos programas institucionais PIBID e Residência Pedagógica ocorreu em Uruguaiana

O evento ocorreu no dia 22 de setembro em Uruguaiana com a participação dos subprojetos da fronteira oeste, integram os cursos de licenciatura de Ciências Humanas, campus São Borja; Matemática, campus Itaqui; Ciências da Natureza e Educação Física do campus de Uruguaiana. Participaram docentes orientadores, coordenadores de área, preceptores, supervisores da educação básica, residentes e pibidianos.

O encontro presencial foi planejado visando a socialização das atividades e para a identificação dos desafios e dificuldades enfrentadas no processo de implementação das ações dos projetos institucionais.

A Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica, professora Claudete Robalos da Cruz, destaca que “escutar os relatos, a partir dos contextos de atuação dos estudantes, dos professores da educação básica e dos docentes orientadores, é essencial para identificar as dificuldades ou fragilidades e assim pensar estratégias para redirecionar e ajustar as ações no âmbito da gestão do programa nos diferentes níveis: coordenação institucional; docentes orientadores, preceptores e/ou residentes”.

O coordenador institucional do PIBID, professor Ailton Jesus Dinardi, ressalta “a importância do INTRAPIBID/RP como espaço de discussão das experiências, vivências e olhares sobre a articulação da teoria da prática pedagógica de todos os atores envolvidos no processo formativo dos discentes”.

A programação do evento contou com palestra, oficinas, espaços de discussão por pares e encerramento, através de um painel sobre as contribuições do PIBID e do Residência Pedagógica para aprendizagem da docência, contando com a participação de 134 discentes e docentes.

Dando sequência ao INTRAPIBID/RP, no dia 6 de outubro, será realizado o INTRAPIBID/RP Bagé, com a participação dos subprojetos de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e São Gabriel.

Curso de Matemática de Itaqui


Curso de Ciências Humanas de São Borja

Curso de Educação Física de Uruguaiana

Curso de Ciências da Natureza de Uruguaiana

Docentes da Educação Básica

Docentes que atuam nos programas

Oficinas