Encontro de Encerramento das Atividades do Programa Residência Pedagógica (2022-2024)

No dia 26 de abril de 2024, ocorreu o encontro de socialização final das atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) na UNIPAMPA, que teve seu início em outubro de 2022, cuja finalidade foi fomentar a interação entre universidade e escola com a imersão dos/as estudantes de licenciatura nas escolas públicas dos municípios. Estiveram envolvidos no PRP 17 cursos de licenciaturas, que constituíram 14 núcleos, 210 residentes (estudantes da graduação); 35 preceptores/as (professores/as da educação básica) e 15 docentes orientadores/as (professores/as do ensino superior).

Os núcleos realizaram a exposição dos relatos e o reconhecimento do potencial desta política pública na formação inicial de professores, enfatizada pelos participantes.

Os/As preceptores/as, professores/as da educação básica, apontaram a relevância das interações entre universidade e escola, assim como da sua contribuição na formação inicial de professores/as, por meio da orientação e acompanhamento dos/as estudantes das licenciaturas.

Os/As residentes evidenciaram que o PRP oportuniza imersão, vivências e responsabilidades maiores do que experimentadas nos demais programas e nos estágios.

Os/As docentes orientadores/as apontaram a importância do Programa na articulação entre teoria e prática, além de possibilitar experiências didático-pedagógicas que permitem ampliar a produção de conhecimento situado, isto é, sobre os casos e situações de ensino-aprendizagem vivenciados pelos/as estudantes.

A coordenação institucional agradeceu a todos os/as participantes, residentes, preceptores/as, docentes orientadores/as, à gestão superior da Unipampa, representada pela Pró-Reitoria de Graduação, assim como às Secretarias Municipais e Coordenadorias Regionais de Educação, pois essas parcerias que possibilitaram implementar o projeto institucional do Residência Pedagógica na Unipampa. Diante da escuta e dos relatos apresentados, seja por parte da comunidade acadêmica, escolar ou comunidade externa, durante o desenvolvimento do Programa mostrou a inegável potência dessa política. Lamentamos que não haja uma continuidade deste Programa no formato em que foi constituído. No entanto, há esperanças na valorização das licenciaturas e dos profissionais da educação.