Notícias e Atividades do Núcleo de EF

Notícias e Atividades do núcleo Educação Física

Recepção dos residentes e preceptores do Núcleo de Educação Física. Atividades de acolhida e apresentação, realizadas em agosto de 2018.

Aconteceu, nos dias 19 e 20 de outubro de 2018, na sede da Unipampa/Uruguaiana, o CURSO DE FORMAÇÃO DE PRECEPTORES E RESIDENTES do Programa Institucional de Residência Pedagógica – Subprojeto Educação Física.

Durante o curso, foi ofertado aos participantes: Oficinas para organização e elaboração de Perfil na Plataforma Freire, bem como Plataforma Lattes. Também foi organizado um minicurso sobre a temática de “Metodologias Ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem”. Ao final das atividades foi realizado um almoço coletivo com o objetivo maior de integração entre os pares.

Existem alguns projetos sendo realizados dentro do núcleo de Educação Fisica, um destes é o Grupo de Caminhadas. São realizados passeios em parceria com o Grupo de Estudo Movimento e Ambiente (GEMA), que faz parte dos grupos oriundos da Universidade Federal do Pampa.

O objetivo principal destes é conhecer os arroios que contornam a cidade de Uruguaiana-RS e os Museus da cidade. Esta foi uma oportunidade para que os estudantes e alguns professores pudessem conhecer não só pontos da cidade, distantes de sua realidade periférica, mas também passear por lugares próximos de seu bairro, para conhecerem um pouco sobre a história da sua localidade. Alguns lugares foram: Salso de Baixo, Rio Uruguai, Arroio do Cacaréu e Salso de cima.

Outro projeto que vem sendo desenvolvido em conjunto com o Programa, é o Grupo de Corridas. O principal objetivo da criação do grupo foi promover através do esporte a socialização dos alunos, participando do Circuito de Corridas de Rua da Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana. As atividades fora da escola tiveram como propósito motivar os alunos a participarem dos treinos que eram realizados dentro da escola, pois a participação nas atividades estava condicionada ao comprometimento com os treinamentos e o desempenho nas atividades escolares. Um dos focos das atividades foi demonstrar que o esporte não vincula-se unicamente a competição e sim, a usá-lo como forma de lazer e promotor de saúde. Estas atividades colaboraram para a formação dos futuros professores no sentido de trazer uma nova visão das atividades na escola, cumprindo  um dos objetivos do Programa de Residência Pedagógica que é fortalecer o campo da prática e exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

No dia 23 de maio de 2019, recebemos no núcleo, a visita da nossa coordenadora Claudete Lima. Os residentes e seus preceptores realizaram a apresentação das atividades realizadas até o momento, bem como, destacaram os principais pontos de destaque ao longo do processo de imersão em suas escolas-campo.