Residentes expõem trabalho desenvolvido na Escola-Campo Arneldo Matter no III COINTER

Os residentes da escola-campo Arneldo Matter Maico Acosta, André Amaral e Gladis Rosa apresentaram trabalho no III COINTER –  Congresso Internacional Interdisciplinar de Ciências Humanas no campus São Borja. O trabalho socializado foi resultante de uma experiência pedagógica realizada durante o período de Imersão na escola-campo, cujo o tema foi “Uma experiência docente através do Programa Residência Pedagógica: O respeito às diversidades étnico-raciais e culturais“. A atividade teve como objetivos: oferecer espaço- tempo para que os alunos refletissem sobre o respeito à diversidade étnico-cultural, assim como, conhecer o contexto histórico que deu origem ao Dia da “Consciência Negra”; conhecer os elementos da cultura afro-brasileira; combater as discriminações étnico e culturais através da literatura; debater sobre o racismo; e refletir sobre a importância do Dia da Consciência Negra na conjuntura atual brasileira frente os desafios e obstáculos que enfrenta diariamente a população negra. 

Projeto Interdisciplinar Feira das Nações – Escola Campo Sagrado Coração de Jesus.

     No dia de hoje realizou-se a socialização do projeto  “Feira das Nações”  organizado pelos residentes da escola-campo Sagrado Coração de Jesus: Lucas Mattos, Francieli Fontela, Yasmin Araujo, Vitória Silveira e Valeska Ávila, sob a supervisão da Preceptora Cristiane Carvalho.  O objetivo geral do projeto foi oportunizar espaço-tempo para que os alunos compreendessem o processo de imigração e colonização do território brasileiro sob a perspectiva histórica, social, econômica e cultural. Após diversas aulas expositivas  e oficinas realizadas pelos residentes sobre o tema, os alunos organizaram stands com os trabalhos realizados nas oficinas, apresentaram um prato típico e  vestiram-se conforme a cultura de cada país/nação.

Esse projeto de cunho interdisciplinar vai ao encontro do perfil do licenciando  em Ciências Humanas, cuja habilitação é para o exercício docente no Ensino Fundamental séries finais (História e Geografia) e no Ensino Médio (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), na área de Ciências Humanas e Sociais.   Além disso, espera-se que sua postura pedagógica diante dos conteúdos escolares/objetos de conhecimento ocorra de forma interdisciplinar, isto é, lançando olhar sobre objeto de estudo sob as diferentes perspectivas (histórica, sociológica, geográfica e filosófica) e dimensões (cognitiva e socioemocional).

 

Dia do estudante no WAM

No dia 12 de agosto, o grupo de residentes da preceptora Lucy, do Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado realizaram a revitalização da Biblioteca e a Feira Literária. Por que dia 12? Era o dia do Estudante. Com a biblioteca revitalizada, foram realizadas as atividades da Feira Literária. Além da biblioteca, os discentes puderam usar o espaço VIP da escola, auditório onde foi exibido o filme As aventuras do avião vermelho, inspirado no livro homônimo de Érico Veríssimo.

 

 

Alunos do WAM visitam a UNIPAMPA – Residentes de Língua Portuguesa em ação

No dia 10 de setembro, os alunos das duas turmas de sexto ano do Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado visitaram a UNIPAMPA. Foram ao Planetário, aos laboratórios, ao NULI – Núcleo de Formação do Leitor Literário e, ainda, expuseram, no hall de entrada do campus, poemas de cordel que elaboraram nas aulas de Língua Portuguesa. O intuito da visita foi conhecer a universidade e colocar seus textos em circulação. Só isso? Não. Depois de conhecer, é para voltar. Esperamos todos eles aqui na UNIPAMPA, daqui a poucos anos.

Festa Julina: residentes de Língua Portuguesa decoram o WAM

 

No dia 04 de julho, véspera da Festa Julina da escola, durante as duas aulas de língua portuguesa, os alunos do sexto ano foram separados em grupos, quando produziram materiais decorativos para a festa da escola e para o painel da turma.

A turma de residentes da preceptora Lucy ficou responsável pela decoração da festa. Por isso, nas semanas que antecederam à festa se esforçaram e embelezaram a escola.

Acompanhe:

Colando gêneros – Língua Portuguesa produz lapbooks no WAM

Os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado desenvolveram, durante as aulas ministradas pela residente de língua portuguesa do Programa Residência Pedagógica, lapbooks sobre gêneros textuais, onde foram estudados contos de fada, carta, fábula, poema e lenda. O objetivo da atividade foi materializar os gêneros e algumas de suas características. O lapbook ajudou os estudantes a se prepararem para a prova também.

A atividade iniciou-se em 16 de julho e os alunos tiveram 5 horas destinadas à confecção do caderno. Os alunos trouxeram os materiais de casa e a confecção do lapbook foi possível, porque os estudantes já vinham estudando os gêneros abordados.

O trabalho foi individual e, após as aulas destinadas a essa produção, os alunos levaram os lapbooks para casa, onde puderam mostrar aos seus pais o trabalho realizado nas aulas de língua portuguesa e também continuarem atualizando os lapbooks até a data de entrega.

Acompanhe pelas fotos.

Festa Julina agita o WAM – Língua Portuguesa estava lá

A comunidade escolar bajeense esteve envolvida nas últimas semanas nas festividades juninas, e no Colégio Waldemar Amoretty Machado não poderia ser diferente. Realizada no dia 05 de julho, carinhosamente chamada de festa “Julina”, a atividade aconteceu nas dependências da escola. Tendo uma excelente participação de pais, alunos e professores, a maioria trajados a caráter, a festa contou com diversas atividades típicas como pescaria e dança da quadrilha, além do clássico casal caipira.

O Programa Residência Pedagógica participou ativamente do evento e – com a professora preceptora Dianifer Paz e as residentes Charlusa Montezano, Eduarda Macedo, Mariana Girard e Rosiane Sandim – ficou responsável pela barraca da pescaria, com diversos brindes, sendo essa uma das atividades mais procuradas pelos participantes.

O ponto alto da festa foi o acendimento da tradicional fogueira no final da tarde/início da noite no pátio externo da escola.

Acompanhe o evento pelas fotos a seguir.

Estudante norte-americano, intercambista do Idiomas sem Fronteiras -ISF/UNIPAMPA participa de roda de conversa com alunos do WAM

No dia 26 de junho de 2019, o Programa Residência Pedagógica da UNIPAMPA/Bagé promoveu uma roda de conversa no auditório do Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado, para os alunos do 7º e 9º ano. O convidado foi o aluno de intercâmbio da UNIPAMPA Christian Flores. Natural de Chicago, nos Estados Unidos, Christian conversou com os alunos sobre variados assuntos, incluindo as instituições de ensino americanas, cultura popular, política e sua experiência como estudante no Brasil.

Um detalhe que chamou a atenção dos alunos brasileiros, foi o sobrenome do intercambista, muito semelhante aos que existem no Brasil. Christian explicou que, apesar de ter nascido nos Estados Unidos e de ser cidadão americano, é filho de imigrantes mexicanos legalizados no país.

Os residentes entendem que a conversa, mesmo que de forma tímida, ampliou o horizonte de possibilidades dos estudantes brasileiros, motivando-os a empenharem-se cada vez mais em sua formação. Após a roda de conversa, foi realizada uma confraternização envolvendo Christian e os estudantes do WAM. Mariana Girard e Rosiane Sandim, residentes de Língua Portuguesa, prepararam, com muito carinho, um lanche para todos.