Concluída a primeira edição do Programa Residência Pedagógica – Campus São Borja.

No dia 15 de Janeiro do corrente ano ocorreu a conclusão da primeira edição do Programa Residência Pedagógica na Unipampa – Curso de Ciências Humanas, Campus  São Borja, que teve início em agosto de 2018. O referido programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola.

O núcleo Multidisciplinar de Geografia e História do Campus São Borja finalizou as atividades nas escolas-campo Sagrado Coração de Jesus, Duque de Caxias e Arneldo Matter. A experiência foi considerada exitosa e de grande valia para formação do licenciado, assim como para o conhecimento e compreensão do ambiente de trabalho do futuro profissional da educação.

Acadêmicos do Curso de Ciências Humanas participantes do RPRelato de Experiência e exposição dos projetos realizados na escola -campoEquipe do Residência Pedagógica do Campus São Borja

Participação no IX EREBIO Sul

No mês de outubro de 2019, a residente Fabiana Gomes Guntzel da E.M.E.F. Professor Bernardino Tatú (núcleo Ciências da Natureza Dom Pedrito) participou do IX Encontro Regional de Ensino de Biologia – Região Sul, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No evento, a residente apresentou o trabalho: “Detectvie Frog: um jogo de hipóteses como recurso para o ensino de ciências da natureza no contexto do Programa Residência Pedagógica”.

Link do evento: https://erebiosul.wixsite.com/erebiosul/copy-of-programacao

Oficina no Intra RP – Unipampa

No mês de dezembro de 2019, o núcleo de Ciências da Natureza de Dom Pedrito participou do Intra RP – Unipampa promovido no Campus Bagé. Foram dois dias de intensas atividades que possibilitaram o compartilhamento de experiências e socialização entre todos os participantes do programa. No dia 05.12, o núcleo ministrou a oficina “Construção de vasos auto irrigáveis com garrafas pet”. A oficina contou com uma atividade cultural, em que os oficineiros cantaram a música “A flor e o beija-flor” na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Abaixo alguns registros da participação do núcleo no evento.

 

Participação do núcleo Ciências da Natureza DP na Mostra da Extensão e no Anima Campus

O núcleo de Ciências da Natureza Dom Pedrito do Programa Residência Pedagógica, participou no mês de novembro de 2019 dos seguintes eventos promovidos no Campus: Mostra da Extensão e Anima Campus. A Mostra da Extensão ocorreu no dia 05 de novembro no CTG Herança Paternal. No evento, residentes e orientadores apresentaram materiais didáticos de Ciências da Natureza confeccionados pelo grupo e atividades práticas experimentais que permitiram a interação com os visitantes.

Mostra da Extensão do Campus Dom Pedrito

 

O Anima Campus ocorreu no dia 24 de novembro. No evento, o núcleo ministrou oficinas sobre a construção de vasos auto irrigáveis com garrafas pet.

Anima Campus

Trabalhos no EnlicSul 2019

Residentes, preceptoras e orientadoras do núcleo de Ciências da Natureza Dom Pedrito, tiveram trabalhos aprovados no III Encontro das Licenciaturas Região Sul (Enlic Sul):

Cleusa Maria Dos Santos Mancilia, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Maria Alice Acosta

 

Fernanda Tarouco Gonçalves, Juliana Martins Rodrigues, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Debora Muller Correia

 

Thais Freitas Souza, Jussiara Caminha, Franciele Braz de Oliveira Coelho, Márcia Garcez de Ávila​

 

Jéssica Solange Postiglioni Terterola, Débora Correa Muller, Franciele Oliveira Coelho

 

Jussiara Rodrigues Caminha, Thais Freitas Souza, Danieli Brinhol Portilho, Márcia Garcez Ávila, Franciele Braz de Oliveira Coelho

 

Caroline dos Santos Xavier, Débora Muller, Franciele Braz de O. Coelho

 

Link do evento: https://eventos.ufpr.br/enlic/ENLICSUL2019/schedConf/presentations

Participação no 11º SIEPE Unipampa

Residentes, preceptoras e orientadores do núcleo de Ciências da Natureza Dom Pedrito participaram do 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Unipampa. No evento foram apresentados os seguintes trabalhos:

HORTA NA ESCOLA: DIRECIONANDO O ESTUDO DE CONCEITOS DE CIÊNCIAS AO COTIDIANO DO ALUNO. Autoras: Karen Machado da Cunha;  Maria Alice Moreira Acosta,; Franciele Braz de Oliveira Coelho.

A IMPORTÂNCIA SOBRE A PREVENÇÃO DO AEDES AEGYPTI NA COMUNIDADE ESCOLAR. Autoras: Quéli Chemello Piecha; Crisna Daniela Krause Bierhalz; Karen Machado da Cunha.

UM OLHAR VOLTADO PARA A PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Autoras: Viviane Oliveira Melo de Souza; Franciele Braz De Oliveira Coelho.

USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Autoras: Líslei Machado de Azambuja; Franciele Braz De Oliveira Coelho; Juliana Castilhos Paz.

O USO DO MODELO DIDÁTICO PIRÂMIDE ALIMENTAR NA APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.  Autoras: Emanuelle Boeno Stochero; Franciele Braz De Oliveira Coelho; Tatiane Fontoura Garcez; Debora Muller Corrêa.

ESTÁGIO CURRICULAR EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR E DO PROFESSOR REGENTE. Autoras: Juliana Castilho Paz; Cadidja Coutinho; Lislei Azambuja Machado Duarte; Maria Alice Acosta; Franciele Braz de Oliveira.

PRODUÇÃODOPAPELSEMENTEAPARTIRDOSCONCEITOSDATABELAPERIÓDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – ENSINO FUNDAMENTAL. Autoras: Cleusa Mancilia; Maria Silvana Aranda Moraes; Angélica Rodrigues Tarouco; Clarisse de Mattos Machado; Jessie H. Sudatti.

A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR. Autoras: Fabiana Gomes Guntzel; Franciele Braz de Oliveira Coelho.

DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO. Autores: Uilson Tuiuti Vargas Gonçalves; Franciele Braz de Oliveira Coelho.

O TEMA SAÚDE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE PRÉVIA. Autoras:  Maria Alice Moreira Acosta; Cadidja Coutinho.

Os textos encontram-se nos anais do evento: https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/anais/

Melhorias nas escolas-campo do Programa Residência Pedagógica

O núcleo de Ciências da Natureza – Dom Pedrito organizou espaços que buscam promover melhorias nas escolas-campo vinculadas. Na E.E.E.M. Nossa Senhora do Patrocínio foi organizada, pelos residentes e preceptora, uma sala de estudos para os alunos da escola. Este espaço é destinado ao Grêmio Estudantil da referida escola e agora poderá também, servir como espaço de estudos. Abaixo alguns registros do local:

Na E.M.E.F. Professor Bernardino Tatú, residentes, preceptora e orientadora, organizaram um espaço cultural que disponibilizou para a comunidade escolar livros e revistas. Esta ação busca atender uma demanda da escola, a qual não possui biblioteca.

No I.E.E. Bernardino Ângelo, o grupo de residentes e preceptora, optou por ampliar a área desenvolvida pela residente Karen Cunha para suas atividades de regência – uma horta na escola. Este espaço possibilitou o estudo de conceitos de Ciências da Natureza e seus produtos estão sendo utilizados pelo refeitório da escola.

Com a organização destes espaços, o referido núcleo buscou além da promoção de melhorias para o Ensino de Ciências da Natureza, também deixar a marca do Programa Residência Pedagógica nas escolas participantes.

Educação Física no Intra RP

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o núcleo de Educação Física esteve presente no Aprochegar: fortalecendo laços no Intra-RP realizado em Bagé-RS.

Docentes orientadores, preceptores, residentes, colaboradores e a coordenadora do PRP na Unipampa trocaram ideias, relataram experiências e participaram de oficinas idealizadas pelos diferentes núcleos do programa na Unipampa.

O núcleo da EF levou como oficina “Educação Física Adaptada”, possibilitando aos presentes outras formas de vivenciar as aulas de educação física. Uma das atividades foi o Tapete sensorial, idealizado por residentes e sua preceptora. A ideia do tapete surgiu após as residentes perceberem uma aluna cega em suas aulas. A intenção foi possibilitar outras formas dos alunos vivenciarem o cotidiano dessa aluna, estimulando a eles experiências do cotidiano desta aluna bem como a empatia para com a colega.

Foram ofertadas outras atividades sobre a responsabilidade dos demais residentes, como: Boliche as cegas, Pênalti e Dança de olhos vendados.

Ainda, o núcleo proporcionou um jogo de Xadrez diferente, com peças gigantes. O grupo de residentes junto ao preceptor responsável organizaram inicialmente uma abordagem teórica sobre o jogo, e após realizaram uma competição saudável como forma de vivenciar o Xadrez.

Agradecemos a oportunidade de compartilhar um pouco do que desenvolvemos ao longo do ano nas nossas escolas campo!