II Círculo de Diálogos do CEDER

Por Luise Rodrigues Antunes e Esrae Mohd Khalil

No dia 05 de julho de 2023, das 19 às 21:30 horas, ocorreu no auditório da Unipampa, campus Santana do Livramento, o II Círculo de Diálogos, organizado pelo grupo de pesquisas CEDER. O evento intitulado “Descriminando o MST: a experiência de Santana do Livramento/RS” foi uma ação visando debater acerca da importância dos movimentos sociais, a luta pela terra, os assentamentos rurais e principalmente, os desafios dos assentados do município.

O evento contou com a presença do professor adjunto do curso de Direito da Unipampa, Dr Marcelo Mayora Alves, o qual iniciou a ação dando um relato sobre sua aproximação com os movimentos sociais e suas pesquisas. Também contou com a presença de duas representantes da Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira (Coperforte), a coordenadora financeira, Rosi de Lima Costa e a auxiliar administrativa Carla Carvalho Gonçalves. As assentadas apresentaram relatos das suas vida e experiências, como viraram assentadas e abordaram a importância da Coperforte na geração de emprego e renda no município, em especial no setor leiteiro. Ademais, teve a presença do ex-vereador e agricultor familiar, atual presidente da cooperativa Coperforte, assentado Itacir Soares, que contribuiu com sua experiência de vida sobre o movimento, trazendo relatos das lutas que participou pela reforma agrária e pela soberania alimentar.

Participantes do evento
Fonte: Arquivo do projeto

O evento seguiu a dinâmica de um círculo de diálogos, no qual os palestrantes compartilharam suas trajetórias e aprendizados dentro do Movimento Sem Terra evidenciando a importância do movimento num pais com tamanha desigualdade na distribuição e no acesso à terra. Além disso, abordou-se a história da Coperforte em Santana do Livramento, uma cooperativa fundada por assentados que busca beneficiar os assentados e a comunidade em geral. Um exemplo da solidariedade do movimento foi a doação de cerca de 5 toneladas de alimentos para estudantes dos dez campi da Unipampa, na semana do estudante, em agosto de 2021, em meio à pandemia da COVID-19.

Momento de troca entre os participantes
Fonte: Arquivo do projeto

Ainda, o evento contou com a presença de aproximadamente 25 pessoas, sendo membros do círculo, discentes e docentes da Unipampa e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e público externo. Pode-se dizer que o resultado do evento foi positivo, visto que mobilizou a comunidade acadêmica interna e externa a Unipampa, juntamente com a comunidade local, para um tema tão relevante que são os movimentos sociais, a luta pela terra e a produção de comida. Além disso, o evento contribuiu para compreender a realidade do MST, mostrando que sua luta não é apenas pela terra, mas sim pela igualdade de direitos entre os produtores rurais.

Para finalizar, os membros do Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades agradecem a todos que participaram do nosso II Círculo de Diálogos. Foi uma noite enriquecedora e inspiradora, que nos mostrou a força, a coragem e a importância dos movimentos sociais para a transformação da sociedade. Esperamos contar com a presença de todos nos próximos eventos do CEDER, que continuarão abordando temas relevantes para o debate público e acadêmico.

Referências

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. MST doa 5 toneladas de alimentos para estudantes da Unipampa no RS. (Site). Publicado em 17 de agosto de 2021. Disponível em: <MST doa 5 toneladas de alimentos para estudantes da Unipampa, no RS – MST>. Acesso em: 07 jul. 2023.