Minicurso Descomplicando a abordagem quanti: funcionalidades da linguagem R para manipulação de dados

Por Alessandra Troian

Análise de dados em Linguagem R cada vez mais ganha evidência na manipulação de dados para tomada de decisões, monitoramento de indicadores e melhoria de processos. Aprender a utilizar a linguagem na preparação e exploração dos dados, torna-se um diferencial para pesquisas quantitativas nas ciências sociais aplicadas, dado que possibilita a apresentação de resultados em gráficos e painéis, de forma visualmente clara e intuitiva, facilitando a identificação e reflexão das informações.

O programa RStudio é uma ferramenta estatística utilizada para análise de dados em linguagem R, apresenta como umas de suas principais funcionalidades a possibilidade de realização de cálculos diversos e criação de gráficos. Ele vem sendo amplamente utilizado entre pesquisadores e acadêmicos por sua interface permitir troca de conhecimentos e desenvolvimento de ferramentas para solução de problemas. Nesse sentido, o Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades, através do professor Dr Felipe Madruga, está ofertando um minicurso de 45 horas, no formato híbrido, contendo atividades remotas – via Plataforma Moodle e Google Meet, e atividades presenciais.

A atividade tem como objetivo central desenvolver habilidades para análise estatística através da linguagem de programação R com auxílio do RStudio. Ou seja, o minicurso visa ampliar os saberes, através do conhecimento do software de análise estatística, bem como contribuir para que os acadêmicos tenham a experiência de manipulação de dados secundários na ferramenta R, juntamente com o auxílio de um professor capacitado.

O minicurso iniciou no dia 28 de agosto, com onze estudantes de diversos cursos de graduação e do mestrado em Administração do campus de Santana do Livramento, da Unipampa. Ele conta com dois monitores voluntários, estudantes do curso de Ciências Econômicas, para dar suporte extra, além de videoaulas e orientações do professor responsável.

No último sábado, dia 23 de setembro, aconteceu a primeira atividade presencial. Ela iniciou às 9 horas e se estendeu até as 12 horas. Estavam presentes seis estudantes, dois do Programa de Pós-Graduação em Administração, dois do curso de graduação em Administração e dois estudantes do curso de graduação em Ciências Econômicas. Neste dia foram trabalhados funções do pacote tidyverse responsáveis pela manipulação inicial de uma base de dados, como por exemplo, realizar a importação dos dados e sua posterior análise, algo que os alunos já vinham trabalhando dentro das aulas virtuais.

Neste primeiro encontro presencial foram trabalhadas duas bases de dados para que os estudantes pudessem reforçar o aprendizado das aulas virtuais. Dentro delas,  trabalhou-se com a ideia de manipular as bases para reduzir informação desnecessária, por exemplo, eliminando variáveis que não seriam utilizadas, o que ajuda na diminuição da computação exigida pelo computador. Além disso, foi feito um trabalho de utilizar as próprias variáveis para obter informações que, num primeiro momento, não eram claras, tudo isso com a ajuda das funções que os alunos tiveram contato nas aulas virtuais.

Imagem do professor Felipe Madruga compartilhando os saberes e informações

Fonte: Arquivo do projeto.

Ao final do primeiro encontro presencial, os participantes puderam sanar dúvidas sobre pontos tratados nas aulas virtuais e, a partir da prática com as bases de dados disponibilizadas para o encontro, extrair informações, como: filmes mais lucrativos por ator; taxas de homicídios para os municípios do Rio Grande do Sul, sendo que na ocasião foi praticada a necessidade de integrar diferentes bases de dados para realizar uma análise robusta.

Imagem do professor e dos estudantes presentes na atividade presencial

Fonte: Arquivo do projeto.

O CEDER percebe a oferta do curso como uma possibilidade de ampliar o acesso a novos saberes, que vêm a contribuir para a formação dos estudantes da Unipampa, Campus Santana do Livramento. Entende-se que oportunizar capacitações no formato híbrido pode ser uma relevante forma de estimular estudantes de diferentes áreas do conhecimento a conhecer e manipular um software de análise estatística, gerando novas e/ou aprimorando perspectivas de estudos.