Cadeia de valor | Escritório de Processos

Cadeia de valor

Segundo definição no BPM CBOK V3.0, a cadeia de valor é uma notação que dá uma visão geral daqueles processos e atividades que adicionam valor ao serviço ou produto entregue ao cliente.Na representação da cadeia de valor da Unipampa, podemos identificar as entradas (inputs), que são as demandas apresentadas e identificadas na região de atuação da Universidade. Essas demandas envolvem a formação de pessoas, acesso ao conhecimento, acesso à cultura, orientação técnica, apoio a soluções tecnológicas e ao desenvolvimento das regiões.
A fim de atender as demandas da sociedade, a Unipampa organiza as suas atividades em Macroprocessos Finalísticos e de Apoio e Gerenciamento. Os Macroprocessos Finalísticos são um conjunto de processos que desenvolvem as atividades essenciais da Universidade para cumprir a sua Missão Institucional e entregar valor à Sociedade. Na Unipampa, os Macroprocessos Finalísticos são os seguintes: Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos); Pós-graduação (Lato e Stricto Sensu); Pesquisa e Inovação (Básica, Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico) e Extensão e Cultura. Os Macroprocessos de Apoio e Gerenciamento são um conjunto de processos que desenvolvem as atividades de suporte e asseguram que os demais processos atinjam suas metas.Na Unipampa os Macroprocessos Apoio e Gerenciamento são os seguintes: Gestão Orçamentária, Gestão de Suprimentos, Gestão de Infraestrutura, Gestão de Pessoas, Governança, Assistência Estudantil, Gestão de Acervos, Gestão de Tecnologia da Informação, Relações Institucionais e Comunicação.
As saídas ou entregas (outputs) da Cadeia de Valor da Unipampa para a sociedade são representadas pela geração de uma educação superior de qualidade, pela produção e troca de conhecimento, pelo acesso à cultura e arte e o desenvolvimento de tecnologia e inovação.

Para fins de averiguação de organismos de controle, o valor público em termos de produtos e resultados gerados, preservados ou entregues no exercício, e a capacidade de continuidade em exercícios futuros pode ser averiguado na página da “Divisão de Planejamento” na seção “Objetivos Estratégicos e Desempenho