Dinâmica da partícula em campo gravitacional: Câmara de Poeira e Elutriador

Separação de particulados por ação gravitacional e centrífuga

Objetivos:

  • Eliminar o risco de explosão;
  • Obtenção do produto desejado;
  • Evitar desperdício de material de alto valor agregado;
  • controle da poluição (líquido e gás)

Gravitacionais: Câmara de poeira e elutriador

Centrífugos: centrífuga, ciclone e hidrociclone

Câmara de Poeira

A Separação de partículas na câmara de Poeira, como evidencia-se na Figura acima, baseia-se na diferença entre o tempo de permanência de uma determinada partícula presente em uma corrente gasosa, e seu tempo de queda em uma coluna de separação. O equipamento constituído por um duto raso com uma grande caixa que pode ser dividida em vários compartimentos. Logo, baseia-se na sedimentação livre, considerando a velocidade terminal.

Coletores de Poeira

Coletor de Poeira

Coletores de poeira baseiam-se no mesmo funcionamento de uma câmara de poeira, entretanto, podem ser usados quando grandes quantidades de pó têm de ser eliminadas. As indústrias que têm problemas nesse caso são as usinas de mineração, oficinas mecânicas e fábricas de processamento de pó. Os modelos de coletores de poeira permitem que o pó seja separado do ar ou de outros gases. Quatro tipos principais são os separadores inerciais, filtros, purificadores molhados e precipitadores eletrostáticos.

Um separador de inércia é muitas vezes usado para separar o pó a partir do gás. Isto é possível, utilizando as forças gravitacional, inercial e outras. A combinação de forças utilizadas varia de acordo com o tipo de separador inercial. Câmaras de sedimentação, câmaras defletoras e coletores centrífugos são os três tipos mais comuns de coletores de pó nesta categoria.

Cada tipo de separador inercial tem vantagens e desvantagens. Câmaras de sedimentação são simples de design, mas tendem a ter baixa eficiência. Câmaras de percussão podem ser mais eficientes, mas ainda são geralmente limitadas para usar como pré-limpeza. Os coletores centrífugos, que empregam a ação do ciclone, são provavelmente o mais complexo dos separadores inerciais. Sua vantagem é a eficiência.

Elutriador

 

 

Como pode ser observado na Figura acima Elutriadores consistem em tubos verticais de diversos diâmetros que permitem a separação e/ou classificação de sistemas sólido/fluido. A separação é realizada através da adição de um fluido ou suspensão na base do tubo vertical com o objetivo de arrastar as partículas menores para o topo. Nesse processo, os sólidos pesados com velocidade terminal maior que a velocidade de arraste do fluido ou suspensão sedimentam e são removidos pela base.

Para melhor aprendizado e entendimento são disponibilizadas vídeo aulas do ensino remoto, a fim de auxiliar os docentes.