Aula Prática 8: Adsorção sólido-líquido em leito fixo

A aula prática de Adsorção sólido-líquido em leito fixo tem como objetivo geral do experimento avaliar o processo de adsorção sólido-líquido contínua em leito fixo para a remoção do de azul de metileno utilizando carvão ativado. Como objetivos específicos, tem-se:

  • Explorar a curva cinética para o percentual de remoção de azul de metileno presente em fase líquida;
  • Construir a curva de ruptura para o sistema dinâmico de adsorção;
  • Determinar o tempo de ruptura, as eficiências de utilização do leito e de recuperação do soluto e o comprimento de Leito Não Utilizado (CLNU);
  • Avaliar os resultados obtidos através dos ajustes de modelos matemáticos da literatura;
  • Explorar os resultados obtidos, comparando com a literatura.

Para melhor orientação, é disponibilizados roteiro da prática, acesse.

Aula Prática 7: Adsorção sólido-líquido em batelada

A prática de Adsorção sólido-líquido em batelada tem como objetivo geral do experimento avaliar a viabilidade do uso do carvão ativado
comercial na remoção do corante azul de metileno presente em efluente líquido através do processo de adsorção sólido-líquido em batelada. Como objetivos específicos tem-se:

  • Explorar o potencial de uso do carvão ativado para remover azul de metileno presente em fase líquida através de curvas de capacidade de adsorção e percentual de remoção;
  • Determinação da cinética de adsorção de azul de metileno utilizando o carvão ativado e ajuste de modelos que permitam explorar os resultados;
  • Determinação da curva de equilíbrio utilizando o carvão ativado para remover azul de metileno e ajuste de modelos para a obtenção da capacidade máxima de adsorção;
  • Explorar os resultados obtidos, comparando com a literatura.

Para melhor entendimento sobre a prática é disponibilizado o roteiro, confira.

Aula Prática 6: Extração Sólido-Líquido

A aula prática de Extração Sólido-Líquido tem como objetivo geral do experimento realizar o ensaio de extração de compostos
bioativos presentes na casca da jabuticaba. Como objetivos específicos, tem-se:

  • Caracterização da matéria prima quanto ao seu conteúdo de umidade, diâmetro das partículas, dimensões do leito e área de TM;
  • Realizar a extração sólido-líquido dos compostos bioativos presentes na casca da jabuticaba em batelada e de forma contínua;
  • Determinar a cinética de extração e os coeficientes de transferência de massa do processo;
  • Explorar os resultados obtidos, comparando com a literatura.

Para melhor entendimento sobre a prática é disponibilizado o roteiro e vídeo na pasta.

Aula Prática 5: Extração Líquido-Líquido

A aula prática de Extração Líquido-Líquido tem como objetivo geral do experimento estudar o processo de extração líquido-líquido e entender os fenômenos envolvidos no equilíbrio líquido-líquido de sistemas ternários. Como objetivos específicos, tem-se:

  • Determinar a curva de solubilidade de um sistema ternário contendo água, clorofórmio e ácido acético a temperatura ambiente;
  • Determinar as linhas de amarração para três soluções a diferentes composições;
  • Obter a linha conjugada a partir das linhas de amarração;
  • Determinar as massas das fases orgânica e aquosa e comparar com os valores obtidos a partir da regra da alavanca no diagrama ternário;
  • Determinar as quantidades mínima e máxima (teórica) de solvente para extração do soluto em cada uma das três soluções.

Para melhor entendimento sobre a prática é disponibilizado o roteiro e vídeo na pasta.

Aula Prática 4: Destilação Contínua

A aula prática de Destilação Contínua tem como objetivo geral do experimento recuperar etanol de bebida alcoólica através de uma coluna de destilação batelada e de uma coluna de destilação contínua a partir de uma razão de refluxo de 2:1 (nominal). Como objetivos específicos, tem-se:

  • Analisar e comentar sobre os perfis de temperatura;
  • Analisar e comentar sobre as concentrações alcoólicas e frações molares de amostras do refervedor, condensador e de uma posição intermediária na coluna;
  • Determinar a razão de refluxo real a partir da razão de refluxo zero e relacionar com a razão de refluxo mínima (teórica);
  • Relacionar as composições e as temperaturas a partir de dados de equilíbrio líquido-vapor;
  • Relacionar o número de estágios teóricos de equilíbrio e a altura de recheio da coluna de destilação através do conceito de HETP.

Para melhor orientação, são disponibilizados roteiro e vídeo da prática, acesse a pasta.

Aula Prática 3: Destilação Batelada

A aula prática de Destilação Batelada tem como objetivo geral do experimento recuperar etanol de bebida alcoólica através de uma coluna de destilação batelada e de uma coluna de destilação contínua a partir de uma razão de refluxo de 2:1 (nominal). Como objetivos específicos, tem-se:

  • Analisar e comentar sobre os perfis de temperatura ao longo do tempo;
  • Analisar e comentar sobre os perfis de composição do destilado e do refervedor ao longo do tempo;
  • Relacionar as composições e as temperaturas a partir de dados de equilíbrio líquido-vapor.

Para melhor entendimento sobre a prática é disponibilizado o roteiro e vídeo na pasta.

Aula Prática 2: Reatores Contínuos

A aula prática de Reatores Contínuos tem como objetivo geral do experimento identificar desvios da idealidade em Reatores Contínuos. Como objetivos específicos, tem-se:

  • Estudar desvios de idealidade em reatores contínuos (CSTR e PFR);
  • Calcular o tempo espacial num sistema de 3 CSTR’s em série;
  • Traçar a curva de calibração do azul de metileno, usando dados de absorbância versus concentração molar que serão fornecidos;
  • Determinar a função DTR SOMENTE no primeiro reator de um sistema de 3 CSTR’s em série, através do método do traçador;
  • Plotar e interpretar a curva concentração de traçador versus tempo (CA versus t), para o primeiro CSTR da série, identificando possíveis não idealidades;
  • Calcular o tempo médio de residência experimental no primeiro reator da série;
  • Comparar o tempo experimental com o tempo teórico (igual ao tempo espacial) para o primeiro CSTR e discutir os resultados;
  • Comparar visualmente e discutir os fluxos/escoamentos entre um PFR sem e com recheio;
  • Identificar a não idealidade na curva concentração de traçador versus tempo (CA versus t) para 2 PFRs em paralelo (com e sem recheio).

Para melhor orientação, são disponibilizados roteiro e vídeo da prática, acesse a pasta.

Aula Prática 1: Reatores Batelada

A aula prática de Reatores Batelada tem como objetivo geral do experimento a determinação do modelo cinético de uma reação conduzida em reator batelada. Como objetivos específicos, tem-se:

  • Tratar os dados experimentais seguindo os conceitos abordados na teoria de cálculo de reatores;
  • Calcular a energia de ativação;
  • Calcular o fator de frequência;
  • Determinar a ordem global da reação;
  • Escrever a equação completa da velocidade em função da CA e da T;
  • Comparar o tempo experimental com o tempo teórico, em função do grau de conversão e aplicar também métodos de análise estatística aos dados.

Para melhor entendimento sobre a prática é disponibilizado o roteiro e vídeo na pasta.

Aula Prática 8: Lixiviação

A aula prática de Lixiviação tem como objetivo principal a realização um ensaio de lixiviação em um leito fixo para extrair a sacarose contida em uma massa pré-definida de balas de menta ou de hortelã. E tem como objetivos específicos:

  • Tratar os dados experimentais seguindo os conceitos abordados na teoria dos fenômenos de transporte e das operações unitárias e aplicar também métodos de análise estatística aos dados;
  • Obter no ensaio de lixiviação de balas de menta ou de hortelã os valores da concentração de sacarose ao longo do tempo e da temperatura do fluido ao longo do tempo;
  • Determinar, através dos métodos propostos na literatura, o coeficiente de transferência de massa para o processo experimental;
  • Comparar os dados experimentais com os descritos na literatura.

Confira o roteiro da prática…

Equipes:

Equipe FAlCaO:

A equipe Chumbo elaborou uma propaganda em forma de gif, acesse.

Equipe Glim:

O método de entrega escolhido pela equipe Glim foi um artigo científico, confira.

Equipe Synthèse:

A equipe Synthèse produziu um artigo de jornal, veja!

Equipe X:

A equipe X optou por elaborar um álbum fotográfico e um vídeo explicativo, confira…

 

Aula Prática 7: Filmes e Membranas

A prática de filmes e membranas tem como objetivo principal: A produção de  filmes biodegradáveis com diferentes formulações utilizando a técnica casting. Também possui objetivos específicos:

  • Caracterizar os filmes biodegradáveis produzidos através das análises de espessura (e), permeabilidade ao vapor de água (PVA) e variação de cor (ΔE);
  • Avaliar os resultados das curvas de permeabilidade dos filmes;
  • Explorar os resultados obtidos através de ferramentas estatísticas, comparando com a literatura;
  • Propor e executar com materiais que você possui “em casa”, metodologias e procedimentos relacionados com filmes e membranas.

Acesse o roteiro e vídeo aula disponíveis na pasta.

Equipes:

Equipe Chumbo:

A equipe Chumbo elaborou um relatório, confira.

Equipe FAlCaO:

A equipe FAlCaO elaborou um comercial, veja!

Equipe Glim:

A equipe Glim construiu um site, confira.

Equipe Synthèse:

A equipe Synthèse elegeu como método de entrega um álbum fotográfico, confira.

Equipe X:

A equipe X produziu um vídeo e uma revista, confira.