LIVE com Cesar Fraga

Descrição:

O NEABI Oliveira Silveira e o grupo de pesquisa do Curso de Licenciatura em Música ETNOSÔNICAS, promoverão uma live com o fotógrafo Cesar Fraga, tematizando as experiências de sua expedição SANKOFA.

A expedição SANKOFA, que contou com Cesar Fraga como fotógrafo e um dos idealizadores, tornou-se recentemente mais conhecida por meio da série documental SANKOFA: a África que te habita, disponível na plataforma de streaming Netflix.

A atividade buscará refletir sobre as experiências de conexão entre Brasil e África, recuperando as marcas de resistência e da escravidão, mediante as práticas culturais que permeiam o Brasil e encontram sintonia com diversos países africanos.

O bate-papo será mediado por Catia Diogo, membra do NEABI Oliveira Silveira.

live com Cesar Fraga será transmitida pelo recém inaugurado canal do ETNOSÔNICAS no YouTube (clique para acessar o link do evento).

De acordo com a sua página profissional, Cesar Fraga é

designer formado pela Escola Superior de Desenho Industrial/UERJ, pós-graduado em marketing pela COPPEAD/UFRJ e fotógrafo autodidata, Cesar Fraga atuou em projetos na América do Sul, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Antártida. Colabora com diversos veículos de comunicação, tais como o Jornal Extra e as Revistas National Geographic, Courrier Internacional (Portugal), Gol e História Viva. É autor das quatro exposições “Pomeranos de Jetibá” (2013/2014), da mostra Sankofa – Memória da Escravidão na África” (2016) e dos livros “Do Outro Lado”/ Editora Olhares (2014), “Empurrando Água”/ Clips Editora (2015) e “Guerreiro”/Clips Editora (2018). Ganhou um Prêmio de Excelência da Society for News Design (SND) pelo conjunto de fotos do Caderno “Somos todos África”/Jornal Extra (2014).

Saiba mais sobre os projetos do fotógrafo: http://www.cesarfraga.com/index

A parceria entre o Curso de Música, por meio do grupo de pesquisa “ETNOSÔNICAS: Grupo de Estudos em Etnomusicologia”, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Oliveira Silveira, ambos do campus Bagé da UNIPAMPA, vem promovendo diversas atividades que tematizam as questões étnico-raciais, junto às práticas culturais – entre elas, sons e músicas – afrodiaspóricas. Um exemplo de atividade foi a realização de duas edições do curso de extensão de formação continuada a professores/as da educação básica: Sons da Resistência: uma introdução às relações entre músicas e afrodiásporas.

Organização: NEABI Oliveira Silveira, campus Bagé ETNOSÔNICAS - Grupo de Estudos em Etnomusicologia, Curso de Lic. em Música, campus Bagé

Data: 17/08/2021
Horário: das 16:00 às 17:30

Local: evento virtual
URL para acesso: Canal do YouTube