MATERIAIS:
O Núcleo de Pedagogia Universitária – NPU dispõe de um repositório de materiais (slides, vídeos de palestras dentro outros) das ações formativas realizadas.
O repositório está disponível no Moodle institucional, na página da PROGRAD.
No link você encontra o passo-a-passo para o ACESSO AO REPOSITÓRIO DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
Disciplina Felicidade:
Cenário avaliativo inovador no Ensino Superior: análise a partir de uma e-rubrica holística bifocal
O Desafio de Viver Feliz – Katia Polis – Ed. Scortecci
Manual de Apresentação Acessível
Documentos institucionais:
Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2019-2023)
Legislação:
Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação
______________________
Educação Superior:
Modelos institucionais de educação superior
Universidade e compromisso social
A universidade no Brasil: concepções e modelos
Educação Superior no Brasil pós -ldb
____________________
Capacitação:
Capacitação em Atendimento Educacional Especializado à Distância promovido pelo NInA /PRAEC (2011)
____________________
Docência & Pedagogia Universitária:
Docência Universitária na Educação Superior, de Ilma Passos Alencastro Veiga.
Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária, de Maria Isabel da Cunha.
Professores do Ensino Superior: identidade, docência e formação, de Marília Costa Morosini (org.) e outros.
Dilemas e tensões da atuação da universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano, de João Formosinho.
El aprendizaje en Autonomía: posibilidades y límites, de Joan Rué.
Enciclopédia da Pedagogia Universitária
____________________
Relação professor-aluno e processo de ensino-aprendizagem no ensino superior:
Contrato Pedagógico – um pacto entre professor e aluno, de Acedriana Sandi
Autoridade ou Autoritarismo? A “Didática do Comportamento”: uma necessidade na relação Professor-Aluno, de Acácio de Assunção Ferreira Jr.
A Docência no Ensino Superior: uma reflexão sobre a relação pedagógica, de Marilúcia Correia Vasconcelos & Delza Cristina Guedes Amorim.
Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias, de Vani Moreira Kenski.
___________________
Inclusão e Acessibilidade:
- Acessibilidade na televisão brasileira: quando o áudio faz sentido para o surdo e a imagem faz sentido para o cego – trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social, Jornalismo)
- catálogo de publicações da Secretaria de Educação Especial
___________________
Atividades & experiências:
Aprendizagem baseada em problemas orientada a projetos (curso de Engenharia de Software no Campus Alegrete)
____________________
Bibliografias:
Relação de referências bibliográficas sobre Ensino Superior, versão em word (aceitamos sugestões para atualização)
MANTOAN, M. T.; BARANAUSKAS, M. C. C. (Org.) Atores da Inclusão na Universidade: Formação e Compromisso. Campinas: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2009.
http://styx.nied.unicamp.br:8080/todosnos/artigos-cientificos/atores-da-inclusao-na-universidade-formacao-e-compromisso
___________
Profª Amanda Meincke Melo
coordenadora de EaD da UNIPAMPA
co-autora do 5º capítulo