Organização | Grupo de Exploração Integrada de Recursos Energéticos

Organização

O Grupo EIRE, baseado no seu principal objetivo, o planejamento integrado de recursos (PIR) está organizado em duas áreas de concentração, eficiência energética e energias renováveis. A partir destas, conta com sete linhas de pesquisa que interagem entre si, são elas:

Área de Concentração: Energias Renováveis

Esta área de concentração visa consolidar as ações de ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento científico/tecnológico e difusão de conceitos e técnicas relacionadas às energias renováveis.

Veja a seguir as linhas de pesquisa da área de concentração de Energias Renováveis:

 

A linha de pesquisa em geração hidráulica realiza pesquisa e desenvolvimento de métodos, processos e produtos tecnológicos focados em processos hidráulicos de geração de energia elétrica e mecânica.

 

A linha de pesquisa em energia solar térmica ou fotovoltaica visa desenvolver pesquisas, métodos, processos e produtos tecnológicos com ênfase na geração descentralizada de energia por meio solar, para fins térmicos e fotovoltaicos.

 

A linha de pesquisa em geração eólica realiza pesquisa e desenvolvimento de métodos, processos e produtos tecnológicos para transformação eólica, visando a produção de energia elétrica descentralizada.

 

A linha de pesquisa em biomassa desenvolve e pesquisa métodos, processos e produtos tecnológicos promovendo a transformação energética da biomassa verde.

 

Área de Concentração: Eficiência Energética

Visa a difusão, conscientização, sensibilização, capacitação e desenvolvimento de métodos, processos e produtos tecnológicos que promovam o uso eficiente da energia.
Veja a seguir as linhas de pesquisa da área de concentração de Eficiência Energética

 A linha de pesquisa em edificações sustentáveis realiza pesquisa e desenvolvimento de métodos, processos e produtos tecnológicos focados na envolvente das edificações, que assegurem o conforto ambiental com o uso eficiente e sustentável da energia.
A linha de pesquisa em eficiência mecânica pesquisa e desenvolve métodos, processos e produtos tecnológicos voltados para sistemas mecânicos embarcados que promovam a redução do consumo de energia sem a perda de qualidade do sistema.
A linha de pesquisa de iluminação realiza pesquisa e desenvolvimento de métodos, processos e produtos tecnológicos que promovam o uso eficiente de sistemas de iluminação artificial e natural.