A Comissão e seu papel | HiCABI – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

A Comissão e seu papel

A Comissão Especial de Estudos sobre “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” – HiCABI/UNIPAMPA foi constituída na Universidade através da Portaria nº 1356, de 03 de agosto de 2010.

Seu papel será o de coordenar a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos processos de ensino na UNIPAMPA, as quais tratam da obrigatoriedade da inclusão das temáticas de “História da África e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” e da “Educação das Relações Étnico-Raciais” nos currículos da Educação Básica.

A cerimônia de posse da HiCABI/UNIPAMPA ocorreu na manhã do dia 29 de outubro de 2010, a partir das 9h, no Salão “Camilo Moreira” da Prefeitura Municipal de Bagé. Na ocasião, a professora Nilma Lino Gomes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou ao grupo reunido o desenvolvimento histórico da luta do movimento negro, desde a escravização dos africanos até as organizações mobilizadas nos dias de hoje, a visão predominante da população afro-descendente e indígena, e focou o papel da educação e do ensino no tratamento de questões das relações étnico-raciais e da diversidade no Brasil.

Durante à tarde, a Comissão realizou a sua primeira reunião de trabalho no prédio da Reitoria. Durante o momento, contamos com a presença e assessoria da professora Nilma Lino Gomes nos auxiliando e intervindo nas discussões, na reflexão e nos encaminhamentos das demandas e ideias levantadas pelo grupo presente.

Obs.: O texto foi adaptado a partir da notícia postada no portal da UNIPAMPA no dia 29/10/10.