Conheça o Campus Dom Pedrito e sua acolhida aos estudantes na Campanha Gaúcha

O Campus Dom Pedrito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) é a sede dos cursos de graduação em Tecnologia em Agronegócio, Licenciatura em Ciências da Natureza, Bacharelado em Enologia e Zootecnia, o curso de Letras – Português EaD, além do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que tem processo seletivo próprio. No Processo Seletivo 2021 via Sisu e via Chamada por Nota do Enem, Dom Pedrito oferece 210 vagas nos cinco cursos.

O Campus Dom Pedrito conta com uma infraestrutura com 13 diferentes laboratórios especializados para as atividades práticas ou de desenvolvimento profissional. Possui ainda, salas de aula climatizadas para o melhor conforto no desenvolvimento e acompanhamento das aulas.

Destaca-se na Unidade o Bacharelado em Enologia – único no Brasil nesse nível de graduação. O curso conta com seu próprio vinhedo experimental, com aproximadamente 50 cultivares diferentes, a vinícola experimental e os laboratórios que dão todo o suporte para o processo de vitivinificação. O município de Dom Pedrito, nesse sentido, se situa na principal região do país para a vitivinicultura, a região da Campanha Gaúcha.

Já o curso de Zootecnia prepara para uma carreira que está em expansão no Brasil, pois, conforme explica a equipe diretiva do Campus, há cada vez mais oportunidades de trabalho que exigem conhecimentos no manejo de animais, incluindo criação e reprodução, melhoramento genético, nutrição animal, manejo de pastagens e forrageiras, comportamento e bem estar animal, dentre outros aspectos que atendem as demandas das pequenas propriedades às grandes fazendas, granjas, institutos de pesquisas e experimentos, indústrias, cooperativas, frigoríficos e outros. O curso do Campus Dom Pedrito da Unipampa oferece a formação adequada para que o profissional abrace essas grandes oportunidades.

O curso de Licenciatura Ciências da Natureza proporciona a formação de um profissional com conhecimento científico em Física, Química, Biologia e suas aplicações, voltado a uma perspectiva interdisciplinar na formação docente. Este profissional é capacitado a atuar na Educação Básica como professor para as Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Ocupa-se com a formação e a disseminação do saber das Ciências da Natureza nos diferentes espaços da educação formal, não formal e informal. Além disso, estará apto a propor metodologias e materiais de apoio inovadores, incentivando o desenvolvimento da educação ambiental, da inclusão, da cidadania, da sustentabilidade, das relações étnico-raciais entre outros ao longo da formação docente.

O curso de Agronegócio atende ao mercado que busca profissionais altamente qualificados e com formação superior capazes de realizar atividades específicas como planejar e acompanhar as atividades das cadeias produtivas nos diferentes sistemas agroindustriais; realizar estudos analisando a situação técnica, econômica, ambiental e social em empresas do agronegócio; identificar as tendências de mercados das atividades agropecuárias e agroindustriais; identificar os ciclos de produção dos principais cultivos da região, pontos fortes e pontos fracos das cadeias produtivas; pesquisar e aplicar novas tecnologias sustentáveis para as empresas do agronegócio; conhecer as melhores formas de negociação por produtos do agronegócio, utilizando conhecimentos que agreguem valor a esses produtos. Nesse sentido, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Unipampa deve estar apto a atuar nos setores públicos e privados.

Em paralelo aos quatro cursos presenciais citados, o Processo Seletivo 2021 oferece 10 vagas para o curso de Letras – Português na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Quem optar pelo Campus Dom Pedrito irá se somar aos 900 estudantes matriculados atualmente na unidade, e poderá usufruir de uma ampla área e infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades, de bolsas por meio do Plano Permanência, e por meio da participação nos inúmeros Projetos de Extensão, Pesquisa e Ensino. Ou ainda, participação nos Projetos do PIBID, Residência Pedagógica, SACCI, PET, Empresa Júnior, dentre outros.

O Campus conta com um excelente quadro de professores, em sua maioria doutores, com experiência nacional e internacional, possibilidades de intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais, com o enfoque de ampliar experiências, vivências e aprendizagem dos envolvidos. Além disso, os acadêmicos podem contar com o apoio e suporte do NUDE, referente às questões pedagógicas, psicopedagógicas e dificuldades de aprendizagem, no intuito de oferecer apoio e um processo mais tranquilo de adaptação às exigências do ensino superior e dos novos tempos.

Na Secretaria Acadêmica do campus, ingressantes encontram atendimento com acolhimento e atenção, bem como informações referentes a todo o processo de documentação e registros acadêmicos.

“Oferecemos uma variedade considerável de oportunidades de vivências e práticas profissionais por parte dos estudantes, na participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão que são oferecidos em núcleos de pesquisa e editais específicos, juntos aos professores do campus como também nos setores que pertencem ao acadêmico e ao administrativo de nosso campus”, explica o coordenador acadêmico, Algacir Rigon. O professor é entusiasmado com a vivência universitária que os estudantes podem ter na Unidade, e completa: “nosso Campus pulsa, vibra e contagia a todos pelo bem ensinar, incluir e motivar para oferecer a melhor formação para o seu desenvolvimento profissional”.

Saiba mais sobre o ingresso na Unipampa em 2021 explorando o site do Processo Seletivo e conheça o Campus Dom Pedrito e os demais campi.

Com informações de Algacir Rigon e Maria Elaine Leon

Fotos de Ronaldo Estevam e do acervo do Campus