Sobre a Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) faz parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil e foi criada oficialmente em 2008, pela lei nº 11.640, de 11 de janeiro.  A instituição tem dez campi,  distribuídos em dez cidades do estado do Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé (sede da Reitoria), Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

Embora criada oficialmente por lei em 2008, a Unipampa está em funcionamento letivo desde o segundo semestre de 2006. Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), prevendo a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul, colocou sob a tutela das duas universidades o processo de criação da futura instituição.

Como um primeiro reconhecimento do trabalho desenvolvido na Instituição, em 2011 a Unipampa recebeu a primeira avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), somando as avaliações presenciais e as notas obtidas no Enade, e obtendo a nota 4 (em um ranking de 1 a 5), ficando na  quarta melhor colocação entre as universidades do Rio Grande do Sul. O bom resultado se manteve em 2013, quando manteve a nota 4 no IGC.

Em 2016, a Unipampa obteve novamente a nota 4 no IGC, tendo mais cursos e estudantes avaliados no período. Em 2019, o resultado da avaliação se manteve, com mais uma nota 4 no IGC, consolidando sua trajetória de ensino de qualidade.  A Universidade também fortalece o processo de internacionalização por meio de convênios com 21 instituições de ensino superior na Alemanha, Argentina, Espanha, Estônia, França, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Uruguai e com a Unesco, e da participação de seus alunos em programas de intercâmbio, como o Ciência Sem Fronteiras e o CAPES-BRAFITEC.

Conheça mais sobre a Instituição no portal da Unipampa.