Campus Caçapava do Sul oferta 240 vagas para seis cursos de graduação presenciais e EaD

Caçapava do Sul, distante cerca de 260 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre, é um dos municípios que abriga campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Com pouco mais de 33 mil habitantes, Caçapava do Sul recebe, anualmente, estudantes para cursar as graduações de Ciências Exatas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geofísica, Geologia e de Tecnólogo em Mineração da Unipampa. Na cidade, a Unipampa também oferta o curso de Licenciatura em Letras – Português, na modalidade a distância. Em 2021, o Processo Seletivo oferta 240 vagas para o Campus Caçapava do Sul via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Chamada por Nota do Enem.

Campus Caçapava do Sul – Foto: Ronaldo Estevam

No Campus Caçapava do Sul também é possível cursar as pós-graduações lato sensu (especialização) em Educação Científica e Tecnológica e em Gestão e Educação Ambiental, assim como, as pós-graduações stricto sensu (mestrado) em Tecnologia Mineral e em Matemática em Rede Nacional. Todos os cursos da Universidade Federal do Pampa são gratuitos e quem tiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica pode contar com os Programas de Assistência Estudantil do Plano de Permanência.

Em sua infraestrutura, o Campus Caçapava do Sul conta com os Laboratórios de Lavra, Planejamento e Tratamento de Minérios (Latram), de Química, de Física e de Microcospia para que os(as) acadêmicos(as) possam aperfeiçoar suas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Entre os projetos de ensino podemos encontrar: Aplicação de software de modelagem geológica e planejamento mineiro no ensino e Geologia e Engenharia de Minas; Nivelamento em Matemática Básica; Implantação do Sítio de Investigação Geofísica, Geotecnia e Meio Ambiente; Simulação de colisões entre partículas utilizando Python, Uso de modelos didáticos tridimensionais para o ensino de Geociências; e muitos outros.

Os projetos de extensão e de pesquisa também apresentam grande diversidade no Campus Caçapava do Sul. Os de extensão envolvem a comunidade local, veja alguns deles: Caminhos Geológicos Acessíveis no Geoparque Caçapava; Escalada indoor no Campus Caçapava; Feira de Ciências; Experimentação em Física com professoes do Ensino Fundamental; Física Experimental no Ensino Médio; Geo.dia; Geo.trilhas: Trilhando a Geologia; Mapeamento Geotécnico e Ambiental do município de Caçapava do Sul; Mostra Cultural Farroupilha; Museu Virtual Geológico do Pampa; Programa Geoparque Caçapava; Promovendo a Coleta Seletiva; Reconstruindo por nós mesmos a história da população negra em Caçapava do Sul; Rede MAE; e Rede SACCI – Invenção de mundos no 5º ano do Ensino Fundamental. Na pesquisa, são mais de 30 projetos desenvolvidos para os(as) estudantes escolherem participar conforme as afinidades da sua graduação. Alguns projetos envolvem a nanogeoquímica; a toxicidade do Radônio; a avaliação de águas naturais; metodologias para a resolução de problemas na Educação Básica; integração entre olivicultura e ovinocultura, pensamento matemático e computacional; e muitas outras áreas.

Quer saber mais sobre os outros campi? Acompanhe as publicações diárias no site do Processo Seletivo Unipampa. Nele, você também encontra todas as informações necessárias para escolher a sua graduação e ingressar na Unipampa em 2021.