Engenharia Agrícola

1. Dados do curso no SiSU


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Agrícola

▪ Código do curso: 1103682

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariaagricola/

 

2. Resumo


O curso de Engenharia Agrícola da Unipampa está localizado no Campus Alegrete e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e tarde. Enquanto durar a pandemia de covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente.

O curso de Engenharia Agrícola, promovido em parceria pela Unipampa e Instituto Federal Farroupilha, é inédito no Brasil pelo fato de ser o primeiro Curso Superior aplicado em conjunto por duas instituições federais. Seu objetivo é atender a demanda de profissionais no setor para com a região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, e tornar-se modelo para outros cursos que atuam na área de Ciências Agrárias.

O(a) engenheiro(a) agrícola é o(a) profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Assim, o(a) engenheiro(a) agrícola se vale de uma sólida formação em Física e Matemática para atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura, buscando a solução de problemas nos sistemas produtivos.

O campo de atuação profissional do(a) engenheiro(a) agrícola é bastante diversificado, compreendendo desde grandes empresas públicas e privadas, empreendimentos próprios ou atuação autônoma. O mercado de trabalho é caracterizado, além da diversidade, por variações relativamente rápidas, atreladas aos períodos de retração e expansão da economia e das políticas para o desenvolvimento da infraestrutura.