Assistência Estudantil para Discentes Indígenas e Quilombolas

Mais informações sobre os outros programas de Assistência Estudantil na Unipampa podem ser conferidas nessa página.

1. Plano de Apoio à Permanência Indígena e Quilombola (PAPIQ)

Trata-se da seleção de discentes indígenas aldeados e/ou moradores de comunidades quilombolas, que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação presencial da Unipampa e/ou em curso de Educação do Campo – Licenciatura para o acesso e concessão dos benefícios que integram o Programa de Alimentação Subsidiada, de Moradia Estudantil, de Apoio ao Transporte, de Auxílio Creche, bem como ao Auxílio à Inclusão Digital.

O PAPIQ oferece condições para a permanência do discente na Instituição, até que possa ser admitido no Programa de Bolsa de Permanência do Ministério da Educação – PBP/MEC.

➢ Valor dos Auxílios PAPIQ: Pode variar entre R$ 80,00 (oitenta reais) a R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais) mensais.

Veja a última Chamada Interna PAPIQ, realizada em 2021: Chamada Interna PRAEC Nº 6/2021.

2. Auxílio de Desenvolvimento Acadêmico Indígena e Quilombola (ADAIQ)

Trata-se de auxílio financeiro que propicia o complemento da política de apoio aos discentes indígenas e quilombolas, ingressantes por meio de processo seletivo específico para indígenas e quilombolas.

➢ Valor do ADAIQ: R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) mensais.

Veja a última Chamada Interna ADAIQ realizada em 2021: Chamada Interna PRAEC Nº 12/2021.

3. Monitoria Específica para Acompanhamento a Estudante Indígena e Quilombola (MonIQ)

Trata-se de auxílio financeiro que se destina a selecionar monitores para atender e acompanhar aos estudantes Indígenas e Quilombolas em suas atividades acadêmicas, presenciais e/ou remotas, provendo meios para sua permanência e sucesso acadêmico.

➢ Valor da MonIQ: R$ 300,00 (trezentos reais) mensais.

Veja o último Edital de MonIQ, realizado em 2021: Edital Nº 246/2021

Para ver na íntegra os editais e chamadas internas vigentes publicados pela PRAEC, acesse o portal da Pró-Reitoria.

Contatos da PRAEC
➢ Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC: praec@unipampa.edu.br
➢ Divisão de Assistência Estudantil – DAE: praecpermanencia@unipampa.edu.br
➢ Divisão de Controle, Planejamento e Projetos – DCPP: dcpp.praec@unipampa.edu.br