Engenharia Química

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Química

▪ Código do curso: 104268

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariaquimica

 

2. Resumo


O curso de Engenharia Química da Unipampa está localizado no Campus Bagé e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

A graduação possui como objetivo a formação de profissionais capacitados para pesquisar, analisar, projetar e operar processos onde a matéria sofre alterações de fase, de estado físico, de conteúdo energético ou de composição. Estes processos existem, principalmente, nas indústrias de produtos químicos, de materiais, de alimentos; e no controle da poluição.

O(a) engenheiro(a) químico(a) pode projetar, executar e operar as seguintes unidades industriais: Indústria do Petróleo; Indústria da Petroquímica; Indústria de Fertilizantes/Defensivos Agrícolas; Indústria de Fermentação (álcool, cerveja, lácteos); Indústrias de Alimentos; Indústrias de Celulose e Papel; Indústria Farmacêutica; Indústrias do Açúcar e Álcool; Indústrias de Cerâmica, Cimento e Vidro; Indústrias Nucleares; Indústrias de Perfumes, Aromatizantes e Aditivos Alimentícios; Indústrias de Sabões e Detergentes; Indústrias de Tratamento de Efluentes/Efluentes Industriais; e Vendas Técnicas.

As principais áreas de atuação do(a) engenheiro(a) químico(a) são: projeto, planejamento e controle de produção; desenvolvimento de produtos; operações e controle de processos químicos; saneamento básico; tratamento de resíduos industriais; segurança; gestão de meio ambiente e, em alguns casos específicos, vendas, assistência técnica, planejamento industrial e até direção de empresas.