Geologia

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Geologia

▪ Código do curso: 1128046

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/geologia

 

2. Resumo


O curso de Geologia da Unipampa está localizado no Campus Caçapava do Sul e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

O perfil do(a) bacharel(a) em Geologia é de um(a) profissional que busca suprir as demandas por recursos da natureza, como recursos minerais, hídricos, petróleo, carvão, gás natural, entre outros, com responsabilidade voltada para o desenvolvimento sustentável. O(a) geólogo(a) é um(a) dos profissionais que apresenta excelente compreensão da natureza de forma holística, desempenhando uma parte importante na solução de problemas ambientais.

O(a) profissional graduado(a) em geologia pode atuar nas seguintes áreas de conhecimento das Ciências da Terra: na pesquisa de recursos da Terra voltados à prospecção de minerais para indústria, comércio, energéticos, substâncias fósseis, minerais com aplicação na construção civil, minerais ornamentais, entre outros; nos estudos ambientais com a finalidade de proteção e manejo do meio ambiente; no ensino em cursos de Geologia e em áreas do conhecimento que utilizam a informação geológica; na geotécnica em atenção a projetos de engenharia civil e em projetos multidisciplinares que necessitam da informação geológica.