Ciência e Tecnologia de Alimentos

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Ciência e Tecnologia de Alimentos

▪ Código do curso: 122054

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

Duração regular: 8 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/tecnologiaagroalimentar

 

2. Resumo


O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Unipampa está localizado no Campus Itaqui e possui duração de oito semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

O objetivo do curso é formar profissionais que, além de deter o conhecimento dos alimentos sob todos os aspectos tecnológicos, bioquímicos, toxicológicos, higiênico-sanitários e sensoriais, tenham capacidade de identificar problemas e formular soluções para atuar na cadeia produtiva alimentar, desde a propriedade rural até a mesa do consumidor, sugerindo ações que visem a melhoria da alimentação da população de acordo com princípios de sustentabilidade e da ética profissional.

O(a) egresso(a) poderá atuar em: gerenciamento e responsabilidade técnica de laboratórios de análises químicas, físicas, bioquímicas, bromatológicas, microbiológicas, toxicológicas e sensoriais de matérias primas, insumos e alimentos; realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres; monitoramento de processos que visem à segurança alimentar e nutricional; garantir a conservação e a sanidade dos alimentos; escolher e adaptar embalagens e aditivos para alimentos; entre muitas outras ações na área de alimentos.