Educação do Campo

1. Dados do curso


▪ Titulação: Licenciado(a) em Educação do Campo

▪ Código do curso: 1265385

▪ Turno: Integral

▪ Regime: Sazonal

▪ Grau: Licenciatura

▪ Duração regular: 8 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 60 Vagas

▪ Este curso possui entrada em processo específico.

▪Site do curso: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/lecampo-dp

 

2. Resumo


O Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo da Unipampa está localizado no Campus Dom Pedrito e possui duração de oito semestres. As aulas são presenciais no período da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente.

A graduação tem como objetivo formar profissionais habilitados para exercer a docência em Educação do Campo, com foco em ampliar as possibilidades de oferta da educação básica no território rural. O discente também deve aprender a gerir de processos educativos escolares e processos educativos comunitários. Além disso, A formação oferecida visa o desenvolvimento de competências para participar na elaboração e execução de projetos educativos de desenvolvimento sustentável, assim como em instituições de assistência técnica e extensão rural. Por fim, o discente deverá aprender a construir processos capazes de desencadear mudanças na lógica de utilização e de produção de conhecimento no campo.

O(a) egresso(a) do curso de Educação do Campo poderá atuar como docente em Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental em Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) no Ensino Médio e também na docência em áreas equivalentes às Ciências da Natureza no Ensino de Jovens e Adultos e Ensino Profissional. Além disso os (as) profissionais da área podem trabalhar na gestão de processos educativos escolares, construção do projeto político-pedagógico e organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e na gestão de processos educativos nas comunidades do campo: preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e/ou grupos sociais de origem dos estudantes. Outra opção é a atuação na gestão e implementação de iniciativas e/ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável em escolas do campo.