Engenharia Civil

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Civil

▪ Código do curso: 103445

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariacivil/

 

2. Resumo


O curso de Engenharia Civil da Unipampa está localizado no Campus Alegrete e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais nos períodos manhã e tarde. Enquanto durar a pandemia de covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente.

O curso possui como objetivo formar profissionais qualificados(as) para atuarem no mercado, conscientes da sua responsabilidade profissional e social; capacitar seus egressos e egressas para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar e supervisionar as atividades profissionais referentes à construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes e hidrotecnia.

O(a) egresso(a) deverá ter condições na área da geotecnia para decidir o tipo de fundação, dimensionar e entender os conceitos fundamentais da mecânica dos solos para obras com grande movimentação de terra, como aterros e barragens, examinando a permeabilidade e resistência do solo e do subsolo, a partir de métodos, técnicas e materiais adequados.

Na parte de hidrotecnia, o(a) engenheiro(a) projeta e constrói barragens, faz ainda instalações hidráulicas para produção de energia elétrica, assim como sistemas de irrigação e drenagem. Além disso, o(a) profissional planeja e constrói redes de captação e distribuição de água e estações de bombeamento de água e de esgotos. No que se refere a transportes, o(a) engenheiro(a)      projeta, executa e fiscaliza obras de grande porte, como ferrovias, rodovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.