Engenharia de Computação

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia de Computação

▪ Código do curso: 104270

▪ Turno: Noturno

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadecomputacao

2. Resumo


O curso de Engenharia de Computação da Unipampa está localizado no Campus Bagé e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais no período noturno, de segunda à sexta-feira, e aulas no sábado pela parte da manhã e tarde. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

O(a) engenheiro(a) de computação não é um(a) programador(a), mas um(a) engenheiro(a) com alta especialização. Além de conhecimentos em programação, também domina a estrutura das máquinas e seus componentes. Em linhas gerais, pode criar, executar e coordenar projetos de sistemas de computação, implementar a arquitetura de computadores, desenvolver redes e processos de automação industrial. O(a) profissional propõe e executa projetos de sistemas baseados em microprocessadores para aplicações industriais, comerciais e científicas – automação e robótica, por exemplo.

O(a) egresso(a) do curso poderá atuar em indústrias eletroeletrônicas e de equipamentos informáticos; indústria de software; prestação de serviços no projeto, configuração, instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos computacionais, de redes de computadores e de comunicação de dados e de sistemas de automação; empresas que necessitam instalação, operação e manutenção de redes de computadores e/ou de transmissão de dados e/ou sistemas de automação comercial ou industrial. E também poderá atar como profissional liberal.