Engenharia de Produção

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia de Produção

▪ Código do curso: 104266

▪ Turno: Noturno

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadeproducao

 

2. Resumo


O curso de Engenharia de Produção da Unipampa está localizado no Campus Bagé e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais no período noturno, de segunda à sexta-feira, e aos sábados as aulas ocorrem nos turnos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

A Engenharia de Produção é um amplo ramo que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. Por isso, esse(a) profissional é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores, unindo conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão-de-obra, equipamentos e matéria-prima e de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.

O(a) engenheiro(a) de produção é um(a) profissional imprescindível para esses setores, pois é capacitado(a) a estudar e analisar a gestão dos sistemas de produção de bens e serviços com o propósito de aperfeiçoar as suas diferentes atividades produtivo-operacionais. O(a) egresso(a) do curso estará habilitado(a) para atuar nas áreas da: Engenharia dos Processos Físicos de Produção, Engenharia da Qualidade, Ergonomia, Pesquisa Operacional, Engenharia Organizacional e Engenharia Econômica.