Engenharia de Telecomunicações

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia de Telecomunicações

▪ Código do curso: 5000908

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engtelecom

 

2. Resumo


O curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa está localizado no Campus Alegrete e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

O objetivo da graduação é capacitar profissionais para trabalharem com sistemas de telecomunicações, planejando, projetando, operando e oferecendo manutenção de dispositivos e equipamentos de diversos sistemas de comunicação, como enlaces de comunicação via satélite, telefonia móvel celular, criptografia, redes de comunicação de dados (internet), antenas, circuitos eletrônicos para transmissão e recepção de sinais, entre outros.

O(a) egresso(a) do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa possuirá uma sólida formação generalista que possibilitará sua inserção no mercado de trabalho regional e nacional. Como exemplo, destaca-se a preparação do(a) egresso(a) para atuar em: empresas prestadoras de serviços de comunicação; agências reguladoras (Anatel, Aneel, e outras); projeto, fabricação, manutenção e operação de dispositivos e sistemas de comunicação; projeto, execução e fiscalização de infraestrutura de comunicações em qualquer modalidade (comunicações móveis, ópticas ou via satélite); projetos de extensão, pesquisa e desenvolvimento; consultorias e perícias; ensino técnico-médio e superior; programas de pós-graduação.