Geofísica

1. Dados do curso


 Titulação: Bacharel(a) em Geofísica

▪ Código do curso: 103574

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 8 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 40 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/geofisica

 

2. Resumo


O curso de Geofísica da Unipampa está localizado no Campus Caçapava do Sul e possui duração de 8 semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

A principal característica do curso é a interdisciplinaridade de conhecimentos básicos de Física, Matemática, Química, Computação Científica e Geologia e suas aplicações práticas em problemas ambientais, geotécnicos, acadêmicos e relacionados com a prospecção mineral.

A graduação visa oportunizar sólida formação em Geofísica e desenvolver a capacidade para buscar a atualização de conteúdos através da educação continuada, da pesquisa bibliográfica e do uso de recursos computacionais e internet; desenvolver atitude investigativa no(a) aluno(a) de forma a abordar tanto problemas tradicionais quanto problemas novos em Geofísica, partindo de conceitos, princípios e leis fundamentais da Física, Matemática e da Geologia; capacitar os(as) egressos(as) para atuarem em projetos de pesquisa em Geofísica; desenvolver uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência e educação como fenômeno cultural e histórico; enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais; e incentivar e capacitar os egressos a apresentar e publicar os resultados científicos nas distintas formas de expressão.