Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

▪ Código do curso: 5000916

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 10 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariadeagrimensura

 

2. Resumo


O curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unipampa está localizado no Campus Itaqui e possui duração de dez semestres. As aulas são presenciais nos períodos da manhã e da tarde. Enquanto durar a pandemia de Covid-19, as atividades da graduação ocorrerão remotamente. 

O objetivo do curso é a formação nas áreas científicas da matemática, da física e da química, com vistas a uma formação básica sólida sobre a qual se fundamenta a formação tecnológica em Engenharia de Agrimensura; uma visão geral da Engenharia, que permite ao profissional contextualizar os problemas abordados e situar suas ações, bem como identificar sua formação específica dentre as diferentes modalidades de Engenharia; a formação de habilidades específicas do(a) engenheiro(a) agrimensor(a); a incorporação das novas tecnologias da informação e da comunicação, com especial atenção para sua utilização na Engenharia de Agrimensura; e a formação social e ética do engenheiro(a) agrimensor(a), de modo que seja capaz de aliar ciência e tecnologia, propondo meios de intervir na realidade de modo a garantir o desenvolvimento humano sustentado.

O(a) egresso(a) será capaz de tomar decisões com espírito crítico e apresentar soluções plausíveis para problemas teóricos e práticos. Além disso, terá capacidade de atuar em empresas de projeto e consultoria, construtoras, bem como em pequenas e médias empresas, prestadoras de serviços técnicos, organizações não-governamentais (ONGs), instituições de ensino e pesquisa, privadas ou governamentais.