Produção e Política Cultural

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Produção e Política Cultural. Produtor(a) Cultural

Código do curso: 5000920

▪ Turno: Integral (Matutino, Vespertino e Noturno)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 8 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 50 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cultura

 

2. Resumo


O curso de Produção e Política Cultural da Unipampa é ofertado no Campus Jaguarão, na modalidade presencial, com aulas em turno integral. A graduação possui duração de oito semestres e, em 2021, iniciará na modalidade de ensino remoto.

O curso objetiva a formação acadêmica por meio da construção de conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos nas áreas de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, compreendendo o livre exercício da criatividade, a utilização artística e da cultura, enquanto direitos básicos do cidadão. Defende ainda a democratização dos processos decisórios em prol do acesso universal aos bens, práticas e serviços culturais. 

O(a) aluno(a) graduado(a) poderá atuar junto a grupos de artistas, coletivos, comunidades e grupos da cultura popular, enquanto agente organizador da atividade cultural. Formado(a) com forte perfil empreendedor, o(a) produtor(a) é capaz de auxiliar esses agentes criativos a se estruturarem administrativa, estética e financeiramente. Seja prestando um serviço pontual, como a concepção, elaboração e/ou execução de projetos culturais ou como agenciador(a) artístico e cultural, o(a) produtor(a) é o(a) profissional que aumenta a efetividade da ação cultural, provendo a orientação necessária aos trabalhadores da arte e da cultura para se estruturarem. O(a) egresso(a) poderá atuar junto a instituições artísticas e culturais preexistentes como centros, teatros, museus, entre outros, na gestão e administração desses locais.