Ciências Biológicas – Bacharelado

1. Dados do curso


▪ Titulação: Bacharel(a) em Ciências Biológicas

▪ Código do curso: 103451

▪ Turno: Integral (Matutino e Vespertino)

▪ Regime: Semestral

▪ Grau: Bacharelado

▪ Duração regular: 8 semestres

▪ Vagas anuais autorizadas: 30 Vagas

▪ Este curso possui entrada apenas no 1º Semestre.

▪Site do curso: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/bachareladoemcienciasbiologicas

 

2. Resumo


Com aulas na modalidade presencial, o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas possui oito semestres e é ofertado em período integral na Unipampa Campus São Gabriel. Em função da pandemia de covid-19, as atividades iniciarão em formato remoto.

O objetivo do curso é formar profissionais que reúnam o domínio dos conteúdos específicos da grande área e a capacidade investigativa inerente ao pensamento científico. Assim, a matriz curricular do curso foi proposta com o objetivo de propiciar uma trajetória integradora dos conteúdos específicos e de formação científica, oferecendo condições para que o(a) futuro(a) profissional desenvolva competências e habilidades referentes à compreensão das relações e processos naturais, em uma abordagem interdisciplinar, que possibilite o aperfeiçoamento da prática e o gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

Após formado(a), o(a) biólogo(a) terá conhecimento sobre a diversidade dos seres vivos, suas relações evolutivas e biogeográficas, será consciente da necessidade de atuar em prol da preservação ambiental, conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e como agente transformador(a) da realidade social e ambiental, além de estar preparado(a) para desenvolver ideias e metodologias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.