IV Cine Debate: O Nome da Rosa (1986)

 

O suspense, ambientado no período medieval, se passa durante a investigação dos assassinatos de monges em um remoto mosteiro italiano. Esses acontecimentos, considerados heréticos e diabólicos, atraem a atenção da Inquisição.

A Inquisição é um dos assuntos trabalhados no Laboratório de Pesquisa e Estudo em História Medieval (LAPEHME) e seus processos são analisados em relação a diferentes grupos: heréticos, judeus e bruxos.

A obra cinematográfica “O Nome da Rosa”, baseada no romance homônimo de Umberto Eco, permite acesso a preceitos básicos da fé cristã e o desejo de controle da Igreja sobre o conhecimento durante o período medieval.

Após a reprodução do filme, a obra será debatida pelos integrantes do Laboratório. A atividade está aberta a participação de todo público.

Cine Debate – 20 de Agosto de 2019
Horário: 15h
Local: Unipampa/Jaguarão
Sala: 204

Textos base:
GONZAGA, João Bernadino. “O procedimento inquisitorial”. In: A Inquisição em Seu Mundo. 4° ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1993.
BAIGENT, Michael; LEIGH, Richard. “As Técnicas da Inquisição”. In: A Inquisição. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2001

Ficha Técnica:
Ano de Lançamento: 1986
Direção: Jean-Jacques Annaud
Elenco: Sean Connery, Christian Slater, Elva Baskin
Gênero: Aventura, Drama, Suspense
Nacionalidade: França, Itália, Alemanha

Sinopse:
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além do mais, os religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia, que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado (Adorocinema).