Exposição “O Diabo” Inaugurada

Na noite chuvosa de ontem (10/09/2019) o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME) com o seu projeto “Livrai-nos do Mal: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresias e Paganismo na Idade Média e Moderna” inaugurou a exposição “O Diabo, Mil Anos “Tocando o Terror”: Imagens entre os Séculos XI e XXI”.

Iniciada com a fala do prof. Dr. Edison Cruxen, ele explicou as histórias contadas sobre o Diabo na Exposição: a narrativa cronológica desde a revolta e queda do céu até as suas representações atuais e o seu poder no inferno; a construção do Diabo e o seu corpo e as características de animalidade, hibridismo e deformação; a simbologia da construção visível do Diabo. As asas, as presas, o bode, a cauda… os atributos daquilo que cria o ser maligno.

As imagens não estão em ordem por século, mas misturadas, assim, também revelando as interpretações temporais de cada ano, como estava sendo visto a imagética de Satã e de seus aliados. Além das mudanças físicas do Diabo, também se percebe como ele interage com os humanos, o seu poder na ordem espiritual.

 

A exposição estará aberta para visitação até o dia 23 de setembro na Galeria Intercultural Magliani (GIM), no Campus Jaguarão/Unipampa. Visite-a!