XII Deus Lhe Pague: Prof. Dr. Odir Fontoura (IFMT)

É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XII Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr. Odir Fontoura (IFMT) que realizará a palestra “O Rebanho Infectado: Inquisição e clérigos praticantes de magia na Idade Média”.

Esta apresentação pretende tratar da temática da magia medieval. Será desenvolvido, inicialmente, um debate conceitual sobre o conceito de magia considerando a diversidade de fontes (e, por essa razão, de perspectivas) que recorrem a este conceito no período medieval. A partir de um enfoque da magia letrada, erudita e masculina que se desenvolve ao longo da Idade Média, serão analisados alguns estudos de caso a partir de documentação inquisitorial (do reino da França no século XIV) que nos permitem entender quem praticava essa magia e o que ela era exatamente.


O professor é bacharel e licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Ensino de História pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2019, realizou missão estrangeira, por projeto vinculado à FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul) para pesquisa na Itália (Universidade de Milão, Escola Francesa de Roma, Arquivos Apostólicos do Vaticano) e França (Biblioteca Nacional). Principais áreas de investigação e atuação: 1) história da Idade Média, com ênfase em história da inquisição e das práticas eruditas de magia no século XIV. Membro integrante da diretoria da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) nos biênios 2017-2019 e 2019-2021; e 2) ensino de história. Pesquisa metodologias do ensino da história e os usos da história na internet. Possui experiência em sala de aula no âmbito do ensino fundamental, médio, profissionalizante, tecnológico, pré-vestibular e superior. Atualmente, é professor substituto do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) – Campus Alta Floresta.