É com grande satisfação que o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME)/Unipampa convida a tod@s para participarem do XV Deus Lhe Pague – Ciclo de Palestras, que nesta ocasião tem a honra de receber o Prof. Dr. Lukas Gabriel Grzybowski (UEL) que realizará a palestra “A cristianização da Escandinávia na Idade Média: Um cenário de disputas — narrativas”.
Inscrições podem ser realizadas através do link – https://forms.gle/u9SXnkck75aGVfeL7
A cristianização da Escandinávia na Idade Média: Um cenário de disputas — narrativas
A cristianização da Escandinávia na Idade Média é indubitavelmente um fenômeno-chave para a compreensão das dinâmicas históricas vivenciadas no Norte europeu. É, com efeito, a partir do processo de cristianização que as populações e espaços escandinavos passam a compor objeto de interesse do corpo intelectual do medievo, que nos legou as informações, ainda que escassas, daquela época. Nessa palestra serão tratados alguns dados centrais do processo de cristianização e como estes são abordados nas fontes históricas. Será dado especial enfoque às disputas narrativas nos diferentes textos acerca da cristianização e oferecer-se-ão caminho possíveis para a interpretação de tais documentos.
Lukas Gabriel Grzybowski é Professor de História Antiga e Medieval na Universidade Estadual de Londrina. Doutor em História pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, realizou pós-doutorados na USP e na UEL, e conta com estadias de pesquisa nas universidades de Göttingen, Marburg, Hamburgo e Utrecht. É coordenador do grupo de Pesquisa LEM — Leituras da Escandinávia Medieval, e representante brasileiro no conselho consultivo da International Saga Conference. Possui graduação em Pedagogia e atua nos seguintes temas: história da Escandinávia na Idade Média, com ênfase em temas voltados à religiosidades, intelectualidade e cultura letrada; Ensino de História, com ênfase em História Medieval e Tecnologias Digitais, Games e Gameficação na educação histórica; História das Ideias Políticas na Idade Média Central; Recepção e representação da Idade Média no mundo digital; Medievalismo e Neomedievalismo.