Extensões Universitárias | Laboratório de Pesquisa e Estudo de História Medieval

Extensões Universitárias

Os  Cursos de Extensão Universitária, foram eventos executados em parceria com instituições externas.

 A primeira edição do Curso de Extensão foi organizada em 2018 pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Porto Alegre (BPM), intitulada “Literatura e História Medieval“. A segunda edição, em ambiente virtual, foi realizada em 2020, organizada pelo Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e pelo Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). A temática abordada foi “A Circulação do Saber na Idade Média, sécs. VI-XVI”.

As terceira e quarta edição, também em ambiente virtual, foram promovidas em 2021, novamente Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA). Trazendo, respectivamente, as temáticas “A Universidade Medieval: A Institucionalização do Saber” e “A Intelectualidade Feminina na Idade Média (Séc. XI-XVI)”. A quinta edição, foi realizada entre 19 de abril e 03 de maio de 2022, em nova parceria entre o Laboratório de Pesquisa e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA) e o Grupo de Estudos de História Medieval Vesica Piscis. Tendo como temática “O Rei Artur e a Demanda do Santo Graal: Da História à Lenda”.

Entre os dias 19 e 21 de março de 2024, foi realizada a sexta edição, tendo como temática “Mundos Paralelos no Medievo Ocidental (Séculos XII a XIV)“, o curso buscou trabalhar as várias heresias que desafiaram o poder estabelecido, como os cátaros, que pregavam o desapego a esse mundo material e a experiência de viver aqui o mundo espiritual; católicos, como Francisco de Assis, que propõe à Igreja que se dispa de suas riquezas e viva o amor incondicional de Jesus a todos os seres; e literárias, como a Cocanha, um mundo sem regras, sem carências, sem subserviência.

Postagens: