Curso de Extensão UFRGS: A Circulação do Saber na Idade Média, Sécs VI-XVI

Este curso de Extensão sobre A Circulação de Conhecimento na Idade Média, promovido pela Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS, foi oferecido pela primeira vez em formato presencial, durante o segundo semestre de 2019. Agora, atendendo as necessidades de distanciamento social, será reeditado em versão online através do Google Meet.

O Curso conta com a participação de medievalistas especialistas em diferentes áreas de conhecimento deste período que tanto legou aos saberes e fazeres da humanidade. Integram o grupo de palestrantes docentes da UFRGS, UFSM e UNIPAMPA e pesquisadores experientes com reconhecida produção na área. A atividade se propõe a constituir uma jornada através de mil anos de circulação de conhecimentos, do século VI ao XVI, entre Oriente e Ocidente. A influência da intelectualidade árabe na reintrodução do saber clássico no ocidente; a Astronomia e a Medicina; a poesia trovadoresca; a arquitetura militar; a importância do Islã para o desenvolvimento das ciências da química, física e biologia; a complexidade dos conhecimentos da Magia e sua influência na sociedade são temas que compõe essa jornada.

 

07.07.2020 | 15h
A Casa da Sabedoria
Os caminhos do conhecimento grego clássico pelo mundo foram de suma importância para o renascer do Ocidente, cujo blecaute pela queda do Império Romano somente foi superado, através dos árabes, no século XIII. Nosso objetivo é justamente percorrer esses caminhos.
Sérgio Luiz Gallina
Pesquisador da História Medieval, escritor, romancista,  autor dos livros “O Cavaleiro do Templo” (4 vols) e “Rebeka”, palestrante e ex-membro da ABREM e do GT Medieval da ANPUH/RS. Coordenador do Grupo de Estudos Medievais – Vesica Piscis.

14.07.2020 | 15h
Centros de Saber na Europa Ocidental, Séculos VI e XI: Astronomia e Medicina
Na Europa Ocidental, o século XII representou um período áureo na transmissão de conhecimentos, marcado, sobretudo, pelo conjunto de traduções realizadas em Toledo. O objetivo dessa apresentação é mostrar que, entretanto, antes desse período, outros centros de estudos, nas diversas regiões ocidentais, mantiveram acesa a investigação acerca do mundo.
Carlinda Maria Fischer Mattos
Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorado na Université Denis Diderot (Paris 7) .Trabalha no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa (órgão da Secretaria de Estado da Cultura). Coordenadora do Grupo de Estudos Medievais – Vesica Piscis.

21.07.2020 | 15h
Sobre Amar na Idade Média: As Cansos de Guilherme IX, Durque de Aquitânia
Desenvolver o conceito de fin’amor, considerando suas características históricas e os modos de relações amorosas construídas no âmbito da poesia dos trovadores. Problematizar as relações entre homens e mulheres, enfatizando uma das questões historiográficas mais significativas das pesquisas sobre o tema, que concerne à valorização ou não do papel da mulher, nos arredores do século XII, na Europa Ocidental. Ao mesmo tempo, objetiva-se traduzir como funcionavam as cansos nas festas das Cortes. Desse modo, a apresentação contará com recital de música que objetiva realizar um exercício de tradução do modo como as cansos eram cantadas e tocadas.
Nilton Mullet Pereira
Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Pós-doutorado em História Medieval, na UFRGS. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da área de Ensino de História. Professor do Mestrado Profissional em ensino de História – UFRGS.

28.07.2020 | 15h
Circulação de Tecnologias Construtivas na Arquitetura Militar Medieval: Oriente-Ocidente (Séculos  XII- XIII)
A partir das Cruzadas o Ocidente passa a ter contato com soluções arquitetônicas, empregadas na arquitetura militar do Levante Oriental, desconhecidas na Europa. Com a manutenção do processo das Cruzadas se estabelecem fluxos de mútuas influências na construção de fortificações entre Oriente e Ocidente.
Edison Bisso Cruxen
Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Desenvolveu pesquisas em Arqueologia Medieval junto a Tel Aviv University/Israel, Museu Arqueológico Nacional de Madrid/Espanha, Universidade de Coimbra/Portugal. Professor adjunto de História da Universidade Federal do Pampa (RS), onde coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Medieval (LAPEHME). Coordenador do Grupo de Estudos Medievais – Vesica Piscis.

04.08.2020 | 16h
A Contribuição do Islã Medieval para a Ciência
A contribuição do islã medieval para a ciência abrange praticamente todos os campos do conhecimento, desde a química, física, matemática, biologia e medicina até a filosofia e a história. A ‘idade do ouro’ desse desenvolvimento situa-se entre os séculos VIII e XII, quando uma série de crises – internas e externas – levam a um gradual fechamento e enrijecimento do islã e da sua contribuição para o desenvolvimento dessas diversas áreas.
Paulo Augusto Netz
Doutor em Química pela Universität Bielefeld, Alemanha. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor associado do depto. de físico-química da UFRGS, orientador de mestrado e doutorado, pesquisador em química teórica.
Cybele Crosseti de Almeida
Doutora em história pela Universität Bielefeld, professora associada do depto. e ppg em história  da UFRGS,  atuando principalmente nos seguintes temas: prosopografia, história política e econômica, relações de poder, elites urbanas, grupos sociais, conflitos políticos e redes de sociabilidade nas cidades medievais, cultura, memória e sociedade.

14.08.2020 | 15h
Sapiens Dominabitur Astris: Um Panorama das Artes Mágicas nos Séculos XV E XVI
O objetivo dessa palestra é apresentar o complexo panorama da magia no Ocidente europeu, nos séculos XV e XVI. Discutiremos personagens e documentos, apontando como a ars magica foi um dos elementos centrais para a dinâmica da experiência humana da época, afetando diversos níveis da vida cotidiana, como a política.
Francisco de Paula de Mendonça Júnior
Mestre e doutor pela UFMG, com a realização de estágio sanduíche na Université Paris-Est Créteil. É professor na UFSM, no ProfHistória e no PPGH-UFSM. Codirige o CEEO-UNASUR, edita a Revista Melancolia e dirige o Virtù – Grupo de História Medieval e Renascentista.

 

Plataforma: Google Meet
Inscrição pelo e-mail: lapehmeunipampa@gmail.com
Extensão gratuita.

*Pedimos que os inscritos informem o nome da mãe, CPF e identidade para gerar o certificado de participação.

 

 

REALIZAÇÃO

 

APOIO


Para divulgação temos o PDF: Acesse-o aqui.