Com grande satisfação o Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval, da Universidade Federal do Pampa (LAPEHME/UNIPAMPA) apresenta a Exposição Virtual de Imagens e Textos – A Grande Peste.
O foco principal deste trabalho encontra-se na pandemia de Peste Bubônica do século XIV, na Europa, embora também exponha representações de outras temporalidades. Composta por 64 imagens, em sua maioria pertencentes aos séculos XIV e XV, distribuídas em 12 seções temáticas, a Exposição é fruto do trabalho paciencioso de “garimpo”, sobre recursos imagéticos disponíveis em sites de museus, arquivos, bibliotecas e galerias online de várias partes do mundo. A proposta é contar visualmente as principais características da Grande Peste europeia do século XIV, bem como algumas de suas reincidências posteriores, pelo menos até o século XVIII. Possivelmente, o surto desta doença teve sua origem nas planícies da Ásia Central, onde habitavam, de forma endêmica, ratos com pulgas que continham a bactéria Yersinia Pestis, causadora da Peste Bubônica. A praga se espalhou para o Mar Negro, alcançando a península da Criméia, onde, na cidade portuária de Caffa (atual Teodósia/Ucrânia), marinheiros e embarcações genovesas foram infectados e retornaram à península itálica, disseminando o contágio pelo continente. Em quatro anos de surto, a Peste Bubônica cobrou pelo menos 1/3 das vidas da Europa, cerca de 25 milhões de pessoas. O terror, a desestrutura social, a desesperança e a profunda intimidade com a morte ficaram indelevelmente marcados em diversos registros imagéticos, muitos destes apresentados e comentados nesta Exposição Virtual.
Dia 30 de Julho (Quinta feira)| 15h | Plataforma Zoom (o link vai ser disponibilizado em breve, cuidem as nossas redes sociais e o site). Haverá certificado de participação.