Vamos falar um pouco sobre os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFEs) que constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para:
• Inovação das práticas pedagógicas;
• Formação de caráter interdisciplinar os estudantes de licenciatura;
• Elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar;
• Uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s); e
• Articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica.
A proposta institucional LIFE-Unipampa, integra a construção de quatro subprojetos, sendo que o LIFE – Unipampa – Caçapava do Sul abriga uma sala no campus , destinada ao funcionamento do laboratório sendo pensada e estruturada para possibilitar a interação, a mobilidade e a construção coletiva, constituindo-se em um laboratório em que se visa promover uma aprendizagem colaborativa. A distribuição do mobiliário (Figura 1) permite a realização de diferentes práticas pedagógicas, tais como seminários, oficinas, palestras, trabalhos em pequenos e grandes grupos. Mobiliada com recursos da Unipampa, a sala contém oito armários, oito mesas redondas, uma mesa de reunião e 41 cadeiras. Está equipada com tecnologias móveis, como tablets, notebooks, filmadoras e máquinas fotográficas. Também possui equipamento multimídia e abriga duas lousas digitais.
Esse acervo do LIFE-Unipampa-Caçapava do Sul, organizado e catalogado por um acadêmico/bolsista, sob orientação de um professor do curso de licenciatura em Ciências Exatas, está disponível para o uso cooperativo de profissionais da educação e acadêmicos.
Fonte: MARTINS, Márcio André Rodrigues et al. LIFE-UNIPAMPA: uma proposta de atividades transversalizadas pelas TIC. RENOTE, v. 11, n. 3, 2013.