Posts | Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) – Campus Caçapava do Sul

O estudo do Mendeley e do Portal de Periódicos da Capes realizado pelo subgrupo do Grupo de Pesquisa EnASCi

O estudo do Mendeley e do Portal de Periódicos da Capes realizado pelo subgrupo do Grupo de Pesquisa EnASCi, no LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores) do campus de Caçapava do Sul, da UNIPAMPA, desempenha um papel fundamental no aprimoramento da pesquisa acadêmica e científica. Essas ferramentas são essenciais para a busca, organização e acesso a informações relevantes em diferentes áreas do conhecimento.

O Mendeley é um software de gerenciamento de referências bibliográficas que permite aos pesquisadores coletar, organizar, compartilhar e citar referências de maneira eficiente. Com sua capacidade de armazenar e indexar uma ampla gama de documentos acadêmicos, o Mendeley facilita o acesso rápido à literatura relevante, permitindo que os pesquisadores se mantenham atualizados com os avanços mais recentes em suas áreas de estudo. Além disso, o Mendeley oferece recursos de colaboração, como a formação de grupos de pesquisa, onde os membros podem compartilhar e discutir artigos, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos enriquecedor.

O Portal de Periódicos da Capes, por sua vez, é uma plataforma que disponibiliza um vasto acervo de revistas científicas, artigos, teses e dissertações. Através desse portal, os pesquisadores têm acesso a conteúdos de alta qualidade e confiabilidade, essenciais para embasar suas pesquisas. Com a variedade de periódicos disponíveis, é possível explorar diferentes perspectivas e abordagens sobre determinado tema, enriquecendo o embasamento teórico dos estudos.

No LIFE, os pesquisadores têm a oportunidade de explorar essas ferramentas de forma colaborativa e integrada. A interação entre os membros do grupo de pesquisa no campus de Caçapava do Sul permite compartilhar experiências, conhecimentos e aprimorar as habilidades na utilização dessas ferramentas. Além disso, o ambiente propício para a troca de ideias e debates proporcionado pelo LIFE promove uma visão mais ampla e aprofundada dos temas abordados, incentivando o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade.

Dessa forma, o estudo do Mendeley e do Portal de Periódicos da Capes realizado pelo subgrupo do Grupo de Pesquisa Enasci no LIFE do campus de Caçapava do Sul é de suma importância para a formação e desenvolvimento acadêmico dos pesquisadores, contribuindo para o avanço da ciência e para a produção de conhecimento relevante em suas respectivas áreas de atuação.

Criação de um espaço dedicado à gravação de vídeos e Podcast no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE)

A criação de um espaço dedicado à gravação de vídeos e podcast no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da UNIPAMPA – Campus Caçapava do Sul, em 2022, representa uma conquista de extrema importância para o curso de licenciatura em ciências exatas. Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente propício e equipamentos adequados para o desenvolvimento de recursos audiovisuais, potencializando o processo de ensino e aprendizagem dos futuros educadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A utilização de vídeos e podcasts como ferramentas pedagógicas tem se mostrado cada vez mais eficaz e relevante no contexto educacional. Esses recursos oferecem uma abordagem dinâmica e interativa, permitindo que os estudantes vivenciem experiências mais imersivas e contextualizadas. Além disso, a linguagem audiovisual desperta o interesse dos alunos e facilita a compreensão de conceitos complexos das ciências exatas.

Ao disponibilizar um espaço específico para a produção desses materiais, o LIFE da UNIPAMPA proporciona aos estudantes a oportunidade de explorarem sua criatividade e habilidades de comunicação. Eles podem criar vídeos explicativos, experimentos práticos, entrevistas, debates e podcasts, entre outras formas de conteúdo audiovisual, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Esse ambiente também fomenta a colaboração entre os estudantes, uma vez que podem trabalhar em equipes para a produção dos vídeos e podcasts. A troca de conhecimentos e experiências, aliada ao trabalho em grupo, estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais para a formação de um educador completo.

Além disso, o espaço de gravação de vídeos e podcasts contribui para a promoção da inclusão e diversidade. Os alunos têm a oportunidade de expressar suas ideias e perspectivas de maneira autêntica, respeitando as diferentes formas de aprendizagem e valorizando a pluralidade de vozes no ambiente educacional.

Outro ponto relevante é a possibilidade de compartilhar os materiais produzidos no espaço com a comunidade acadêmica e, até mesmo, com o público externo. Os vídeos e podcasts podem ser disponibilizados em plataformas online, como websites e redes sociais, ampliando o alcance e impacto do conhecimento produzido pelos estudantes.

Dessa forma, o espaço de gravação de vídeos e podcasts no LIFE da UNIPAMPA – Campus Caçapava do Sul é de suma importância para o curso de licenciatura em ciências exatas. Ele proporciona aos futuros educadores a oportunidade de explorarem novas formas de ensino, estimula a criatividade, promove a colaboração e inclusão, e fortalece a interação entre a academia e a sociedade. Essa iniciativa está alinhada com as demandas educacionais contemporâneas e contribui para a formação de profissionais preparados e engajados com a melhoria da educação em ciências exatas.

Seminário – A revolução da educação: como a IA está transformando a maneira como aprendemos

Na manhã de hoje, o LIFE-UNIPAMPA – Caçapava do Sul foi palco do seminário do PPGEC, intitulado “A revolução da educação: como a IA está transformando a maneira como aprendemos”, ministrado pelo  professor Dr. Rafhael Brum Werlang. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa EnASCi, proporcionou um espaço de discussão sobre os impactos da inteligência artificial na área educacional. Com a participação de acadêmicos do PPGEC da UNIPAMPA, o seminário promoveu reflexões acerca das potencialidades e desafios trazidos por essa revolução tecnológica, abordando temas como o uso de algoritmos na personalização do ensino, a criação de ambientes virtuais de aprendizagem e a adaptação dos métodos de ensino tradicionais às demandas do século XXI.

Gravando PodCast no LIFE A

Os alunos do componente de Tecnologias para Aprendizagem em Ciências (TAC) começaram a gravar seus primeiros podcasts educacionais no novo espaço de produção de áudios e vídeos do LIFE.

Foi um momento muito especial para os alunos que utilizam pela primeira vez esse espaço do LIFE.

Oficinas pedagógicas

Com o apoio do LIFE, as alunas Milena e Laiany, do componete Tópicos de Astronomia e Cosmologia, começaram a implementar as oficinas didáticas.
O primeiro tema foi a construção do telescópio espacial James Webb em escala, por origami. A atividade foi desenvolvida com a turma do 8° ano do Instituto Municipal de Educação Augusta Maria de Lima Marques.

PODPAMPA – O Podcast da UNIPAMPA – Campus Caçapava do Sul

No dia 8 de novembro de 2022, reuniram-se no LIFE (sala de edição de vídeos e imagens), os acadêmicos, Luis Eduardo Costa Cunha e Vitoria Tavares de Melo, com o prof. Rafhael Werlang, para discutir a possibilidade de criação de um canal de PODCAST para o campus de Caçapava do Sul.

O canal de áudios teria como objetivo discutir notícias do campus e aumentar a interação da universidade com a comunidade externa. Além disso, propiciaria que os alunos do curso de LCE exercitassem a criação de PODCAST,  habilidades que desenvolvem no componente de Tecnologia para Aprendizagem em Ciências e a discussão do PODCAST como uma ferramenta metodológica.

O coordenador do laboratório, Rafhael Werlang, vai levar essa demanda para deliberação pelos professores colaboradores do LIFE na próxima reunião.

RA e RV no LIFE

A aula de Física e cotidiano fez o uso do pensamento computacional e da RA e RV. Participou como colaboradora na atividade realizada no LIFE  a Ana Paula Ramos, egressa da Licenciatura em Ciências Exatas e atualmente aluna de mestrado na UFSM.