O Núcleo de Inteligência de Dados Acadêmicos (NIDA) surge a partir da implementação do Programa Institucional de Acompanhamento e Enfrentamento da Retenção e Evasão com o propósito de garantir as ações de enfrentamento listadas no Eixo IV do programa, as quais estão relacionadas à geração e disponibilização de dados acadêmicos.
O NIDA foi formalizado pela Portaria Nº 1731, de 8 de dezembro de 2021 – com retificação dos membros pela Portaria Nº 1366, de 9 de agosto de 2022 -, sendo formada pelos seguintes servidores:
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Allan Sampaio Pires, Analista de Tecnologia da Informação;
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Bruno Martinato de Barros, Administrador;
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Charles Quevedo Carpes, Professor do Magistério Superior;
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Daniel Hanke, Professor do Magistério Superior;
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Ítalo Gomes Gonçalves, Professor do Magistério Superior;
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João Pablo Silva da Silva, Professor do Magistério Superior;
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Leomar Cassol Monego, Analista de Tecnologia da Informação;
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Michel Rodrigues Iserhardt, Analista de Tecnologia da Informação;
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Shirley Grazieli da Silva Nascimento, Professora do Magistério Superior;
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Tanane Caetano Maçans, Secretária Executiva.
Segundo a portaria, o NIDA possui as seguintes competências:
- possuir acesso irrestrito aos dados acadêmicos institucionais, relacionados, direta e indiretamente, ao fenômeno da evasão e retenção;
- propor metodologias para produção, análise e divulgação de dados;
- analisar e auditar os dados da Instituição, solicitando eventuais ajustes e correções às unidades universitárias;
- publicizar as informações institucionais sobre evasão e retenção;
- requisitar, sempre que necessário, o suporte de setores e/ou servidores com habilidades específicas para contribuir no desenvolvimento do trabalho;
- propor espaços formativos para a comunidade acadêmica, com a finalidade de combater aspectos relacionados à evasão e à retenção e temas coassociados;
- instruir e/ou aconselhar os demais órgãos da universidade na tomada de ações a partir de análise criteriosa dos dados acadêmicos.
A partir de sua criação, o NIDA assume a responsabilidade de prover para a comunidade indicadores acadêmicos gerados a partir de dados verificados e validados, permitindo diagnósticos mais precisos e corretos, e suportando tomadas de decisões mais eficientes e efetivas.