
No último 17º Salão de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizado na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé (RS), a equipe da Policlínica Infantil de Uruguaiana apresentou o projeto “Sala de espera sobre impactos socioambientais do tabagismo”, uma iniciativa voltada à educação em saúde e à conscientização da comunidade sobre os riscos do tabaco.
O trabalho destacou como o tabagismo não afeta apenas a saúde individual, mas também provoca sérios prejuízos ambientais e sociais. Na sala de espera, pais, responsáveis e crianças foram convidados a refletir sobre temas como poluição gerada pelo descarte inadequado de bitucas de cigarro, danos ao meio ambiente, custos sociais do tabagismo e impactos diretos e indiretos na saúde infantil.
A proposta buscou transformar um momento cotidiano — a espera por atendimento — em uma oportunidade de diálogo, aprendizado e prevenção. Durante a apresentação no SIEPE, os autores compartilharam resultados positivos, como maior participação das famílias, fortalecimento do vínculo entre profissionais e comunidade e maior interesse sobre hábitos de vida saudáveis.
A presença do projeto no 17º SIEPE reforça a importância da extensão universitária e dos serviços de saúde como espaços de educação e transformação social, especialmente quando o tema envolve proteção à infância e promoção de ambientes mais saudáveis.
Publicado por: Daniel de Barba Kaestner













Acadêmicos de medicina e professora Marilyn.