Participe da discussão sobre as estratégias

Uma distinção importante deve ser feita entre o apontamento das necessidades da UNIPAMPA e as estratégias planejadas para atingir os objetivos. As necessidades são muitas vezes fáceis de detectar: fazem parte do nosso cotidiano e a tendência é apontá-las buscando sua solução.

Na construção de um PDI deve-se organizar essas necessidades surgidas da comunidade acadêmica e transformá-las em objetivos a serem atendidos por meio de estratégias refletidas e planejadas. A primeira manifestação apontada no ambiente Moodle, por exemplo, foi sobre o tema da acessibilidade, apontado como uma preocupação que deve ser contemplada em diversas ações da Universidade. Esse é um exemplo de tema que consiste em uma necessidade e que por isso mesmo pode gerar objetivos viáveis, com metas quantificáveis que possam ser alcançadas por meio da adesão a uma estratégia institucional.

Outros temas elencados até o momento dizem respeito ao incentivo ao empreendedorismo de inovação, a novas formas de atuação e de autonomia de servidores e o incentivo aos projetos que tornem a Educação a Distância (EaD) um elemento mais comum aos planejamentos pedagógicos. É por meio de propostas de temas que se pode trabalhar conjuntamente em torno de objetivos a alcançar.

Entende-se a estratégia como sendo composta por ações coordenadas. A construção de uma estratégia para atender a demanda por acessibilidade passa pela discussão entre as categorias da comunidade universitária e os setores da instituição para definir ações que façam com que as metas ligadas ao objetivo “garantir a acessibilidade em todos os seus níveis em todos os campi da UNIPAMPA” (apenas um exemplo) sejam atingidas. A definição de quais ações são necessárias para atender um tema transversal como é o da acessibilidade vão exigir, por esse motivo, o debate entre os setores que podem agir.

Como nos exemplos constantes do ambiente de discussão do PDI no Moodle, há necessidades que envolvem a comunicação, a estrutura física, os recursos humanos, o planejamento pedagógico, dentre vários outros. Cada dimensão desse tema requer, portanto, contribuições variadas que devem ser coordenadas. As consequências dessas decisões compõem os planos de ação da universidade e de suas respectivas unidades, mas não necessariamente constam no PDI, que vai registrar a estratégia em seu desenho mais geral, o plano mais amplo.

Visite o ambiente de discussão sobre o novo PDI e contribua você também!