O núcleo de Empreendedorismo da UNIPAMPA – campus Itaqui realizou a palestra “Empreendedorismo & Inovação – ação e resultado” com o gestor de negócio do SEBRAE, Edson Linhares. O evento aconteceu na quinta-feira (11), no Teatro Prezewodowski e foi organizado pelos professores Jonas Neves e Isaac Ramos juntamente com a bolsista Márcia Camargo e discentes voluntários do campus.
A palestra contou com a presença de micro empresários, universitários e a comunidade externa de Itaqui, totalizando aproximadamente 200 pessoas. O professor Isaac Ramos explica que o evento proporciona novas caminhos para a universidade. “A importância é contribuir para que a comunidade acadêmica lance um novo olhar para a conjunção desses dois temas (Empreendedorismo e Inovação) que, quando trabalhados em conjunto, podem catalisar as atividades do ramo empresarial, conduzindo a novas perspectivas”.
A bolsista Márcia Camargo (35), no momento estudante do curso de Nutrição, espera conseguir com as atividades do núcleo de empreendedorismo trazer reconhecimento e o envolvimento de novos empreendedores no campus. “Além de poder acompanhar de perto e poder perceber os vários caminhos possíveis no meu curso, posso ajudar os demais discentes a perceber os mesmos”. O estímulo para pensar o empreendedorismo e a inovação através dos eventos pode ajudar a desenvolver ideias. “Muitos discentes têm ideias excelentes, porém não colocam em prática por falta de conhecimento e incentivo”, conta Márcia.
A curto prazo o núcleo pretende atingir o maior número de pessoas tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Uma das atividades para atingir os universitários é a disciplina de empreendedorismo nos cursos da UNIPAMPA. “É importante uma disciplina com esse tema porque o estudante tem que ser empreendedor, saber buscar o que ele quer”, destaca o professor e coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. O incentivo ao empreendedorismo também ajuda na formação de futuros profissionais que possam contribuir no desenvolvimento da região como. “Espero atingir a nossa região com o espalhamento desses profissionais com uma perspectiva empreendedora agregada ao seu exercício profissional”, diz o professor Isaac Ramos.