Empreendedorismo e inovação em Itaqui

O núcleo de Empreendedorismo da UNIPAMPA – campus Itaqui realizou a palestra “Empreendedorismo & Inovação – ação e resultado” com o gestor de negócio do SEBRAE, Edson Linhares. O evento aconteceu na quinta-feira (11), no Teatro Prezewodowski e foi organizado pelos professores Jonas Neves e Isaac Ramos juntamente com a bolsista Márcia Camargo e discentes voluntários do campus.

Equipe de organização do evento | Foto: Márcio Campos

A palestra contou com a presença de micro empresários, universitários e a comunidade externa de Itaqui, totalizando aproximadamente 200 pessoas. O professor Isaac Ramos explica que o evento proporciona novas caminhos para a universidade. “A importância é contribuir para que a comunidade acadêmica lance um novo olhar para a conjunção desses dois temas (Empreendedorismo e Inovação) que, quando trabalhados em conjunto, podem catalisar as atividades do ramo empresarial, conduzindo a novas perspectivas”.

O evento teve um público de 200 pessoas no Teatro Prezewodowski | Foto: Márcio Campos

A bolsista Márcia Camargo (35), no momento estudante do curso de Nutrição, espera conseguir com as atividades do núcleo de empreendedorismo trazer reconhecimento e o envolvimento de novos empreendedores no campus. “Além de poder acompanhar de perto e poder perceber os vários caminhos possíveis no meu curso, posso ajudar os demais discentes a perceber os mesmos”. O estímulo para pensar o empreendedorismo e a inovação através dos eventos pode ajudar a desenvolver ideias. “Muitos discentes têm ideias excelentes, porém não colocam em prática por falta de conhecimento e incentivo”, conta Márcia.

A curto prazo o núcleo pretende atingir o maior número de pessoas tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa. Uma das atividades para atingir os universitários é a disciplina de empreendedorismo nos cursos da UNIPAMPA. “É importante uma disciplina com esse tema porque o estudante tem que ser empreendedor, saber buscar o que ele quer”, destaca o professor e coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. O incentivo ao empreendedorismo também ajuda na formação de futuros profissionais que possam contribuir no desenvolvimento da região como. “Espero atingir a nossa região com o espalhamento desses profissionais com uma perspectiva empreendedora agregada ao seu exercício profissional”, diz o professor Isaac Ramos.

Conheça o Programa Educação Empreendedora

Você lembra dos vendedores de doces e salgados na rua? Ou os estudantes que vendem pastel bem naquele horário do lanche? Aquele seu conhecido que desenha e faz estampas de camisetas? Todos eles têm algo em comum: são empreendedores. Segundo José Carlos Dornelas, autor do livro “Empreendedorismo: transformando ideias em negócios”, o empreendedor é aquele que consegue identificar uma oportunidade e a transforma em negócio de maneira criativa. Para o autor, o empreendedor consegue modificar, economicamente e socialmente, o lugar em que atua.  

Pensando nisso, em 2016 o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oficializou uma cooperação com a Universidade Federal do Pampa e trouxe o programa Educação Empreendedora. O programa tem como objetivo estimular a visão e ação empreendedora nas instituições do Brasil. Na UNIPAMPA, cada campus possui um núcleo com a tarefa de promover o empreendedorismo. Assim, os projetos devem propor atividades, oficinas, seminários, palestras e painéis com o tema “Empreendedorismo e Inovação” relacionado a cada área de ensino do campus. Com o público-alvo estudantes, professores e técnicos da UNIPAMPA o programa também inclui a comunidade externa.

A realização de disciplinas direcionadas ao tema empreendedorismo também é uma das ações do programa. Com duas frentes de ação, o programa tem a intenção de desenvolver habilidades empreendedoras e possibilitar a inserção no mundo do trabalho. Além das atividades nos campus, o SEBRAE realiza o Desafio Universitário Empreendedor, competição entre estudantes em sua plataforma digital que oferece cursos, aulas e jogos sobre empreendedorismo e gestão de negócios. Para se cadastrar e começar as atividades acesse o site do DUE.

Entre 2014 e 2016, o programa Educação Empreendedora já capacitou 2.408.032 estudantes em aproximadamente 3 mil instituições do país, de acordo com dados disponíveis no site do SEBRAE. Na UNIPAMPA estima-se que 5 mil estudantes serão atingidos em todos os campus. Os estudantes, técnicos e professores que possuem uma ideia de negócio podem procurar o núcleo do seu campus para orientações e assessoria com seu projeto. A seguir a lista com orientadores e bolsistas de cada um dos Núcleos para consulta:

Núcleos de Empreendedorismo nos campus da UNIPAMPA:

Alegrete

Coordenadores: Elder de Macedo Rodrigues e Alessandro Girardi.

Bolsistas do Programa Educação Empreendedora: Tuani Bernardi e Dionathan Scheid

Bolsista do núcleo: Peterson Luiz da Rosa Rodrigues

Email: empreendedorismo.alegrete@gmail.com

Bagé

Coordenador: Ivonir Petrarca

Bolsista: Angélica Baumann Cardoso

Caçapava do Sul

Coordenadora: Renata Miranda

Bolsista: Victor Hugo Braga

Dom Pedrito

Orientadora: Caroline Mainardi

Bolsista: Rayssa Marçal

Itaqui

Orientador: Isaac Ramos

Bolsista: Márcia Camargo

Jaguarão

Orientadora: Patrícia Severo

Bolsista: Alef Franco Caldeira

Santana do Livramento

Orientadora: Andressa Henning

Bolsista: Cristiane Araújo

São Borja

Orientador: João Antônio Gomes Pereira

Bolsista do núcleo: Tanara Cargnelutti

Bolsistas para atividades de comunicação: Hallana Vitória e Larissa Burchard

Email: educaempreendedoraunipampasb@gmail.com

São Gabriel

Orientadora: Andressa Lhamby

Bolsista: Debóra Borges

Uruguaiana

Orientador: Ricardo Oaigen

Bolsista: Vanuza Azolin