Empreendedorismo na Universidade no campus Itaqui

No dia 28 de agosto o Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui realizou a palestra “Empreendendo na Universidade” com o gestor de projetos do Sebrae, Edson Linhares. O evento teve como conteúdo as iniciativas empreendedoras na universidade, como é possível empreender durante a formação e a estrutura empreendedora na Unipampa, abordando assuntos como a criação de empresas juniores, incubadoras e centros tecnológicos.

Segundo o palestrante, a melhor maneira de se incentivar empreendedorismo na universidade é a prática nas empresas juniores, nas atividades sobre o tema e na busca por soluções de problemas. “Cada vez mais a Universidade está sentindo a necessidade de discutir e trazer à tona entre os alunos o tema “empreendedorismo”. Pois identificar o perfil empreendedor de cada aluno, trabalhar as principais características empreendedoras é o primeiro passo para que o aluno se identifique e perceba seu potencial “, destaca Edson.

Com o apoio da comunidade acadêmica, o Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui tem aos poucos despertado o interesse dos estudantes para o empreendedorismo. Apesar da dificuldade em encontrar espaços físicos para trabalhar e realizar os eventos, o professor e coordenador do Núcleo, Isaac Ramos, enfatiza o incentivo aos estudantes para participar das atividades. “Tenho fortes motivos para pensar que os ainda poucos que se envolvem no projeto incorporarão a atitude empreendedora nas suas atividades profissionais”.

No evento discutiu-se o empreendedorismo na universidade como um espaço de inovação e de práticas para o mercado de trabalho. O gestor Edson Linhares reconhece a universidade como um “laboratório do saber”, onde o aluno pode praticar suas habilidade, transformar sua ideia em negócio e assim conquistar seu espaço no mercado. “Hoje os profissionais ousam mais, pois há um suporte por parte das Instituições e uma necessidade por parte dos consumidores, isso faz com que os novos profissionais se ensaiem de maneira mais leve e estruturada”.

O Núcleo de Empreendedorismo de Itaqui está a disposição para auxiliar estudantes interessados em empreendedorismo. Parte do Programa Educação Empreendedora, o núcleo promove atividades para incentivar o ensino de empreendedorismo na Unipampa.

A Palestra com o gestor do Sebrae, Edson Linhares | Foto: Márcia Camargo

Fique ligado nas atividades do Núcleo do seu campus!